Neste feriado de Carnaval, muita gente está nos principais polos do Estado aproveitando o último dia de folia, subindo e descendo ladeira em Olinda, vendo os blocos tradicionais no Recife Antigo, os papangus de Bezerros, os caiporas de Pesqueira ou indo um pouco mais longe para aproveitar o Carnaval de Salvador, do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais.

Mas o que o pessoal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, anda fazendo nestes dias de folia? Desde sexta-feira à tarde, a cidade está um deserto e a resposta é uma só: #partiutamandaré

Praia de Tamandaré é o point dos caruaruenses no carnaval. (Foto: Júnior Valença)

A praia de Tamandaré fica no Litoral Sul de Pernambuco, a aproximadamente 154 km da Capital do Agreste e mais conhecida por aí como “Praia de Caruaru”. O título é devido a boa parte da população se deslocar até essa praia para aproveitar janeiro e Carnaval. E é incrível como todo mundo se encontra em Tamandaré.

Sabemos que é uma praia belíssima e que atrai muitos turistas, principalmente para conhecer a encantadora Praia dos Carneiros, mas a quantidade de caruaruense por metro quadrado que encontramos por lá é fora do comum…

Eu até tentei conversar com algum historiador ou morador mais antigo para entender o porquê dessa demanda matuta, mas conseguir entrevistar alguém no meio de um feriadão desse, se não for pauta carnavalesca é lenda urbana. ?

Uma das praias mais bonitas do litoral sul de Pernambuco. (Foto: Divulgação)

Tamandaré

Localizado no Litoral Sul de Pernambuco e pertencente à mesorregião da Mata, o município de Tamandaré é um dos mais ricos em atrativos turísticos da região. Dispondo de uma boa infraestrutura turística e oferecendo muitos serviços como hospedagem e alimentação, Tamandaré destaca-se tanto por suas belezas naturais como por seus atrativos históricos e culturais.

Além disso, disputa o posto de praia mais badalada do verão pernambucano com Porto de Galinhas, que sempre lota de turistas de fora, já em Tamandaré predomina o pessoal do interior de Pernambuco, como Caruaru, Arcoverde e Garanhuns.

Tamandaré é um município com menos de 20 mil habitantes, mas no verão esse número se multiplica.

Foto: Divulgação

Como Chegar

Saindo do Recife: Pela BR 101/ PE 60 sentido Zona da Mata Sul, Tamandaré fica a 100 km do Recife, seguindo pela BR-101 Sul. Na altura do município do Cabo de Santo Agostinho, deve-se pegar a PE-60, dobrando à esquerda seguindo até a entrada da cidade, onde você deve seguir pela PE-76.

Saindo de Caruaru: Pela BR 104 sentido Agrestina, Tamandaré fica a 159 km de Caruaru. Em Agrestina, tem uma bifurcação, pegue à esquerda e siga pela PE-126, depois siga pela PE-96 até Tamandaré.