A Zona Norte pode se considerar até sortuda pelos lugares públicos para se correr e caminhar. Nesses quesitos, o Parque da Jaqueira reina absoluto em número de visitantes. Tem um público de mais de três mil visitantes diários, enquanto o Sítio da Trindade tem uma média de 700.

A pista do Sítio, apesar de modesta se comparada ao seu quase vizinho (ficam a 1,5 km de distância um do outro), tem alguns atrativos e peculiaridades. Vem conhecê-los!

1 – Atenção, a pista é curta!

Você deu cinco voltas na pista e está se achando um maratonista. Abaixa a bola, gente. Apesar de ser bem satisfatório dizer “nossa, hoje consegui dar 10 voltas !”, a pista do Sitio da Trindade é curtíssima. Tem apenas 450 metros de extensão, a metade da pista do Parque da Jaqueira.

2 – O terreno é acidentado

É curta, mas cansa sim. Ao contrário das pistas de caminhada que consigo lembrar (Jaqueira, Beira Rio, Parque Santana e o parque do Av. do Forte), aqui o caminho foi construído em um terreno acidentado, com subidas e descidas. Algumas até inesperadas, então preste atenção por onde anda. Tem também um pequeno “barranco”, pela falta de manutenção na via.

3 – Sombra pra dar e vender!

Essa é uma das coisas mais legais dessa pista. São tantas árvores ao redor, muitas frutíferas, que até se você for caminhar às 15h, vai ter bastante sombra ao longo de quase todo o percurso.

LEIA TAMBÉM
Três fatos históricos que aconteceram no Sítio da Trindade

4 – Se ligue nos horários!

Aqui não é a Jaqueira onde você vê pessoas correndo até às 22h. O Sítio fecha neste mesmo horário, mas fica bem esquisito depois das 19h já que a iluminação na pista não é das melhores. Guardas municipais fazem rondas – até mesmo de carro na pista, o que gera um “oi?” coletivo -, mas o parque é mais frequentado enquanto há luz solar. O parque abre sempre às 5h.

5- Pista de correr, pista de andar

A marca está lá, pintada no chão (ok, já desapareceu em alguns trechos). Mas poucos usuários respeitam: quem quer correr fica do lado esquerdo, quem quer andar, do lado direito. No Sítio meio que os dois grupos se misturam. O sentido também não é muito levado em consideração, mas a maioria começa a caminhada pela direita (para quem vem pela entrada principal, na Estrada do Arraial).

Abrace seu bairro e venha conhecer essa pista! Ah, não esqueça de fazer um check-up médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Academia da cidade

Vale lembrar que o Sítio da Trindade também tem uma Academia da Cidade, que funciona com avaliações físicas, orientação sobre caminhadas e aulas de ginástica e dança. Funciona de manhã, às 6h, de segunda a sexta-feira.

À tarde, tem aulas às segundas, quartas e quintas, às 16h e às 17h. Nas terças e quintas, também tem às 15h e nas sextas só tem às 17h. Mais informações: 3355-2812.

* Post originalmente publicado em fevereiro de 2018.