Por Gabriela Belém

A camisa de 2017 do Bora, Mago! [com a imagem do presidente Michel Temer como um vampiro] é uma sátira ao momento político brasileiro, segundo Artur Gouveia, um dos fundadores do bloco, contou ao PorAqui, na tarde deste sábado (18), no Barchef, local de concentração da troça.

(foto: Gabriela Belém/PorAqui)

Alguns participantes trocaram o B [de Bora] pelo F [de Fora] para fazer o trocadilho 'Fora, Mago!'. "O vampiro com a cara de Temer também está segurando um pote de Nutella, ou de Häagen Dazs, um sorvete que ele gosta muito. Na faixa presidencial tem escrito também que ele é o PEC man, porque se utiliza de muitas emendas constitucionais", brincou.

(foto: Gabriela Belém/PorAqui)

Ele ainda conta que o nome do bloco surgiu de forma espontânea, na mesa do bar Central, entre amigos, a partir da constatação de que algumas tradicionais troças já tinham atingido um tamanho fora de controle. 

"Pensamos no Quanta Ladeira, Siri na Lata, Eu Acho é Pouco, Os Barba, blocos que a gente já frequentava, e falamos, 'pô, vamos fazer o nosso, os outros já tomaram uma dimensão muito grande, pra nossa galera'. Isso foi em 2014. E em uma semana, fizemos o estandarte e as primeiras 30 camisas", explica Artur.

"No primeiro ano, fizemos um sol do Uruguai, porque lá a maconha havia sido legalizada e achávamos interessante a política de Pepe Mujica [ex-presidente uruguaio]. No ano seguinte, fizemos uns prédios, que era pra tratar da questão do boom imobiliário que houve no Recife, manifestações contra e dos movimentos de ocupação que rolaram, como o Estelita, a maior referência. No terceiro ano, a gente fez um Congresso também todo detonado com uns ratos em cima, relatando toda aquela podridão. E, agora no quarto ano, a gente trouxe Michel Temer, pra mostrar esse momento político que estamos vivendo", detalhou.

A orquestra do Tá Bom, a Gente Freva animou o público a partir da Rua Marquês de Tamandaré, ao lado do Barchef.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news