Um dia para a pausa, pra ir pra praça brincar, fazer um piquenique, ler um livro. Sem pressa, sem relógio. Colocar o celular no “modo avião” por algumas horas e passar um dia diferente, gostoso e leve, vivenciando experiências únicas junto à natureza, aos amigos, à família. Essa é a proposta do Dia Lindeza, que acontece pela primeira vez neste sábado (27), no Poço da Panela.

A iniciativa é da empresa social Lindeza, que através da arte e do brincar pretende convidar as pessoas à pausa e à valorização das pequenas belezas do cotidiano. Idealizado e realizado pela jornalista e arteterapeuta em formação, Gabriela Vasconcellos, o Lindeza trouxe para o Nordeste a capacitação dos Agentes do Brincar (em parceria com a IPA Brasil) e vem consolidando no calendário do Recife o evento Dia do Brincar. Realizou também o projeto “Sorrir Junto”, que usa fotografias de transeuntes para estampar sorrisos nos muros da cidade.

Foto: Lindeza/Facebook

“Algumas pessoas não iam ao Dia do Brincar porque não tinha filhos nem crianças na família, então pensei em trazer essa experiência pra qualquer pessoa e não só pra crianças. Além das atividades infantis, o Dia Lindeza também vai ter yoga, vivência corporal com bambolês pra adulto”, conta Gabriela.

“Pensei em ocupar a Praça do Amor, porque ali no entorno está cheio de prédios agora. É uma forma das pessoas irem ocupar mais esse espaço público. Eu sempre peço que amigos que moram no Poço avisem pra vizinhança, pras pessoas da comunidade irem participar” conta a idealizadora, que já realizou edições do Dia do Brincar no local.

Gabriela Vasconcellos, idealizadora do Lindeza. Foto: Lindeza/Facebook

“Os moradores recebem super bem essas ações. Me perguntam da periodicidade, querem saber mais da nossa agenda. A ideia é que ao longo das edições, as pessoas se sintam cada vez mais à vontade pra levarem cangas, fazerem piqueniques e usufruirem do momento, de um tempo mais calmo, pra gente criar um outro ritmo. O Dia Lindeza tem essa proposta de desconectar das tecnologias pra se conectar com o momento, com a experiência.”

O Dia Lindeza faz parte da programação da Semana Mundial do Brincar, organizado pela organização internacional Aliança Pela Infância. O formato vai ser de contribuição voluntária: todas as atividades vão ter uma “caixinha” e os participantes vão contribuir livremente.

Confira a programação completa:

> das 14h às 18h – Dia do Brincar | Lindeza

> das 14h às 18h – Vivências Circenses em Tecido | Coletivo Libre Artes Aéreas

> das 15h às 18h – Entreolhares | Hermínia Mendes, Isis Agra e João Gusmão

> das 15h30 às 16h30 – Bambolê e dança | Marina Mahmood

> das 16h às 17h – Yoga | Camila Leal Miranda (Vidya Espaço de Yoga)

SERVIÇO
Dia Lindeza
Sábado (27), das 14 às 18h
Praça do Amor, Poço da Panela
Gratuito (contribuição voluntária opcional)