De 6 a 10 de novembro, a Casa Astral, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, vai promover a primeira etapa do projeto Roupas Ritmadas: Cuba no Recife, os movimentos para uma moda sustentável, que tem incentivo do Funcultura.

O projeto pretende criar uma coleção de moda sustentável e coletiva a partir das relações culturais entre Pernambuco e Cuba. Para isso, será realizada a oficina A dança e a música no planejamento de coleções sustentáveis, onde será desenvolvido o projeto básico da coleção em módulos teóricos e práticos na Casa Astral.

São 20 vagas disponíveis e as inscrições estão sendo feitas gratuitamente até quarta-feira (25). Os interessados devem acessar o formulário neste link.  Não há restrições etárias ou de formação acadêmica para participar. Mas serão priorizados, na seleção, profissionais, criadores e estudantes de design e moda e profissionais da área de cultura e arte-educação.

Na oficina, serão abordadas as danças dos dois lugares e suas necessidades em relação ao vestir, além de estamparia sobre tecido, acessórios para uma coleção e finalização de croquis.

Para ministrar os módulos, estão escaladas a designer Cecília Pessoa, a dançarina Ana Cecília Soares, a artista visual Priscila Lins e a designer Maria Ribeiro.

A partir dos resultados da oficina, serão confeccionados, ao todo, dez looks para cinco casais, que serão escolhidos numa imersão técnica no Clube Bela Vista – a embaixada popular de Cuba no Recife – durante o baile do dia 5 de novembro.

A coleção vai contar também com estampas exclusivas produzidas durante uma performance concebida e conduzida pela dançarina Ana Cecília Soares, com a participação de um convidado especial cubano, no dia 30 de outubro, na Casa Astral.

A coleção Roupas Ritmadas finalizada será apresentada no dia 17 de dezembro, durante o Baile do Clube Bela Vista.

SERVIÇO
Oficina A dança e a música no planejamento de coleções sustentáveis (Projeto Roupas Ritmadas: Cuba no Recife, os movimentos para uma moda sustentável)
De 6 a 10 de novembro, das 14h às 18h
Casa Astral (Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela)
Inscrições gratuitas
Divulgação dos participantes selecionados: 27 de outubro
Facebook: Roupas Ritmadas

Performance
Segunda-feira (30), às 19h
Casa Astral (Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela)
Entrada gratuita