Situado no limite entre Casa Forte e Parnamirim, o café Castigliani comemora 10 anos este mês com uma renovação de parte do seu cardápio e novos grãos em sua carta. 

As novidades incluem cafés em edição limitada, novos sanduíches e bebidas geladas, menu para café da manhã e brunch (inclusive com opções para o público que opta pelo veganismo e pelas dietas com restrição ao glúten e à lactose).

O empreendimento começou anexo ao Cinema da Fundação (no Derby). Desde o ano passado, tem morada no número 323 da Estrada do Encanamento. O funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 21h30. 

O "Castigli" é um dos cafés mais queridos do Recife e um ponto bastante frequentado por quem custe o combo café + cultura. Confira aqui a lista que o PorAqui Casa Forte montou com as cafeterias mais culturais do bairro.

Foto: Leonardo Lacca / Divulgação

O Castigliani oferece microlotes de cafés especiais como o The Barn (Berlim) e The Coffee Colective (Copenhague). Ao todo, são cinco opções de grãos com origem na Tanzânia, Ruanda, Etiópia, Quênia e Colômbia. 

Os amantes do café poderão apreciar dois grãos The Barn: o Majinja (Tanzânia) tem notas sensoriais com nibs de cacau, cereja e trufa; e o Mahembe (Ruanda) lembra amora, batata doce e figo. 

Foto: Leonardo Lacca / Divulgação

Da microtorrefadora The Coffee Collective (Copenhague), o Castigliani serve três grãos: Akmel Nuri (Etiópia), com notas de nougat, chocolate ao leite e figo; Kieni (Quênia), com notas de groselha negra e amora; e Jaime Callas (Colômbia), com notas de amêndoas e damasco.

Os grãos têm edições limitadas e podem ser apreciados coados na Kalita ou Aeropress. 

Entre os lançamentos veganos, está o café gelado Fiorella, ideal para quem tem restrição à lactose, feito com espresso doppio, cacau, banana e leite de castanhas. O café Secreto é outra opção refrescante: combina espresso, água de coco e gelo. 

Foto: Leonardo Lacca / Divulgação

Sandubas veganos e comidinhas – Um dos novos sanduíches que valem como refeição traz falafel caseiro, mostarda dijon, tomates frescos e rúcula no pão sírio. Outro sanduba tem carne de jaca, castanha de caju e tomates frescos, no pão ciabatta. Há ainda o tostex vegano (com pesto de castanha, tomate fresco no pão sírio). 

Todos os sanduíches podem ser servidos em pão sem glúten e os cafés quentes contam com opção com leite de castanha.

O local inova também com financier sem glúten (bolo francês de amêndoas e castanhas). 

Brunch – Para café de manhã ou brunch, servido das 9h às 14h, o cliente pode montar a refeição com os itens de sua preferência. 

O menu matinal tem ovos com bacon, ovos com salmão defumado e sour cream, ovos com abacate, pão torrado com molho sofrito (feito com tomate, receita espanhola), iogurte caseiro com geleia artesanal de frutas vermelhas, frutas com mel e granola, pão de queijo, croissant de queijo do reino, tostex, bolo (a cada dia uma opção: banana, maçã, maracujá, laranja e financier) e brownie. 

Para café da manhã vegano, há pão torrado com molho sofrito, abacate e shimeji.

História – O Castigliani é pioneiro no ramo de cafés especiais no Recife, servindo exclusivamente grãos 100% arábica e seguindo receitas da tradição italiana. 

Antes de iniciar o empreendimento, os sócios Leonardo Lacca e Nara Oliveira fizeram curso de barista no Centro de Preparação de Café do Sindicato da Indústria de Café de São Paulo. 

O Castigliani foi ganhador de prêmio  Melhor Café da revista Veja Recife em 2016 e foi indicado em outros anos nas categorias Melhor Sanduíche e Melhor Café. 


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108