Com o mote de espalhar feminismo na folia, o Grêmio Anárquico Feminístico Essa Fada desfila, pelo terceiro ano, nesta quarta-feira (22), no Poço da Panela, distribuindo camisinhas femininas gratuitamente. A concentração acontece a partir das 17h, na Casa Astral, com as DJs Zenzi e Joana Pires (#deixaelaempaz). O cortejo será embalado por orquestra de frevo. 

A defesa da liberdade feminina e a luta pelo fim do julgamento machista do comportamento das mulheres é o principal propósito da agremiação. “As mulheres são donas do seu corpo e livres para assumir todas as escolhas, inclusive sexuais, não precisam depender de parceiros para se proteger”, defendem as fundadoras.

O grupo ainda endossa a campanha #aconteceunocarnaval, uma parceria entre a Rede Meu Recife e a organização Mete a Colher, que vai reunir denúncias de violência e assédio e propor políticas públicas de enfrentamento. O Essa Fada está entre os blocos feministas que vão atuar na divulgação da campanha que será lançada nesta sexta-feira (24), às 14h, em www.aconteceunocarnaval.meurecife.org.br.

No desfile do bloco, serão distribuídas fitinhas (como a do nosso Senhor do Bonfim) com a tag da campanha, para que as mulheres possam usar essa fita e se identificarem como ajudadoras para alguma outra mulher que tenha sofrido assédio. 

Em tempos de questionamento sobre marchinhas e músicas carnavalescas que ofendem minorias, com elementos racistas, machistas ou homofóbicos, o Carnaval engajado e ativista ganha reforço com o bloco feminista que sai pelas ruas do Poço da Panela.

Como o desfile é gratuito, a renda para os custos do bloco é fruto da venda de vestidos (R$ 45) e camisas (R$ 30), disponíveis na loja Etiqueta Verde (EV Store), na Rua Conselheiro Portela, no Espinheiro. 

A farra, gratuita, começa às 17h, na Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104, Poço da Panela. Contato: (81) 99333.3720.

VEJA TAMBÉM: A história do Grêmio Anárquico Feminístico 'Essa Fada'


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news