Por Raynaia Uchôa, jornalista e moradora do Poço da Panela
A Associação dos Amigos e Moradores do Poço da Panela – AMAPP, com o apoio do INCITI/UFPE – Pesquisa e Inovações para as Cidades, está promovendo o primeiro encontro Descobrindo o Jardim Secreto, neste sábado (27), para dialogar com a sociedade sobre soluções colaborativas e ecológicas a respeito de um terreno abandonado.
O evento ocorrerá a partir das 15h no fim da Rua Marquês de Tamandaré, às margens do rio, no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife.

Tudo começou quando a moradora e artista plástica Clara Khan falou da sua vontade de construir uma horta comunitária no espaço – hoje ponto de despejo de entulho, lixo e usuários de drogas. O recado foi passado para o presidente da AMAPP, Antonio Pinheiro, que já possuía esse sonho em comum.
Juntos eles convidaram amigos de diferentes áreas de atuação, como arquitetura, administração, jornalismo e agronomia, que se encantaram com a proposta e formaram um verdadeiro time para dar o pontapé inicial.

Raynaia Uchôa
Foram diversas reuniões que se revezavam na casa de um e de outro, na associação dos moradores do bairro, nos órgãos públicos e nas visitas para exploração do terreno. O agrônomo e professor Rômulo Menezes, que também faz parte do grupo, conta que a primeira sensação ao conhecer o lugar “foi de surpresa pelo tamanho, beleza e potencial do que pode ser feito ali”.
Lá é possível encontrar uma variedade de vegetação que resiste à ação degradante do homem, “tem coqueiro, cajueiro, bambuzal, bananeira, ipê, aroeira, pau-brasil e mais algumas espécies que ainda não conheço”, completa ele.
A iniciativa e mobilização do grupo fizeram com que a ideia de ressignificação do terreno que possui cerca de 3.000 m² recebesse o apoio do Projeto Parque Capibaribe, convênio técnico entre a Prefeitura da Cidade do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), e o INCITI, rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Descobrindo o Jardim Secreto é um convite para investigar, contemplar e discutir em conjunto ações que possam transformar a paisagem do local em uma nova realidade. “É também uma grande oportunidade para que os vizinhos, moradores e amigos do bairro passem a interagir, se conhecer e comecem a juntar forças para melhorar a qualidade de vida que atinge a todos”, resume Antonio.
Serviço
Descobrindo o Jardim Secreto
Sábado (27), das 15h ao pôr do sol
Onde: no fim da Rua Marquês de Tamandaré, bairro do Poço da Panela, às margens do Rio Capibaribe
Pingback: Moradores do Poço da Panela começam a montar plano de recuperação de terreno abandonado | Casa Forte | Poço da Panela
Pingback: O Meu Jardim: como uma página de Facebook virou um truck de plantas | Casa Forte | Poço da Panela
Pingback: Um passeio pra curtir o Poço da Panela a pé | Casa Forte | Poço da Panela
Pingback: Um barquinho escondido que atravessa o Capibaribe por R$ 1 | PorAqui
Pingback: Poço da Panela transforma terreno abandonado em jardim. Sábado (19) tem mutirão | PorAqui
Pingback: Mutirão no Jardim Secreto acontece neste sábado (19) – Associação dos Moradores e Amigos do Poço da Panela – AMAPP