Domingo que vem (19) é dia de folia para os pimpolhos em Casa Forte e no Poço da Panela. Todos os eventos são gratuitos. Confira a programação que o PorAqui selecionou para os pequenos e toda a família.   

Conhece outros eventos que podem entrar nesta lista? Então compartilha com a gente: casaforte@poraqui.news. O PorAqui é uma plataforma colaborativa.

1. OS BARBINHA

(foto: Robson Sena/colaboração)

Os Barbinha sai no dia seguinte aos Barba, com a mesma orquestra. É a festa da meninada da comunidade, que geralmente encontra-se com outros bloquinhos, no Largo do Poço da Panela.

"O cunho social da troça é que, desde o começo, a gente definiu que todo o valor que por acaso sobrasse da venda de camisas e algum patrocínio, seria revertido em algo para a comunidade. A ideia não é ter lucro pessoal, mas fazer uma festa coletiva. Se sobrar algo, vai para quem precisa mais naquele momento", explica Samarone Lima, um dos organizadores.

O bloco começa às 16h.

2. PANELINHA DE PRESSÃO

O Panelinha terá orquestra de frevo. A concentração acontece na Rua dos Arcos, no Poço da Panela, às 15h. O valor das camisas é R$ 25, elas podem ser adquiridas pelo telefone (81) 99973-0008.

3. CARNAVAL DOS PEQUENOS

(foto: Alexandre Gondim/JC Imagem)

Com uma programação especial para a família toda, o Museu do Homem do Nordeste promove o Carnaval dos Pequenos. Gratuito, o evento vai contar com apresentação da Orquestra Trombomba e atividades de confecção de máscaras e adereços carnavalescos. A folia começa às 10h.

Os participantes serão convidados a trabalhar com papel, papelão, tintas e lantejoulas para a criação de adereços e máscaras. Podem participar crianças de todas as idades e não é necessário realizar inscrição. “Vamos propor algumas atividades e brincadeiras voltadas ao Carnaval para as crianças e familiares se divertirem”, diz Olga dos Santos, educadora do Museu do Homem do Nordeste.

Iniciada em 2007, a orquestra Trombomba – grupo com instrumentos de sopro e percussão, regido pelos maestros Parrô Mello e Elexsandro “Gordo” – surgiu a partir de estudos de trombone da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e tem se inspirado nas diversas manifestações da música popular feita no Brasil. 

O museu fica na Av. 17 de Agosto, 2187 – (81) 3073-6340

VEJA TAMBÉM: Prepare-se: Casa Forte e Poço repletos de prévias neste fim de semana


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news