A vitrine bem vistosa, com manequins de perucas e roupas sob medidas, já indica que a Empório Aviamentos não é um armarinho comum. Na época de carnaval, então, nem se fala. As prateleiras viram um brilho só: fitas das mais variadas cores e tamanhos, pedrarias, rendas, chinchilas e penas, muitas penas coloridas. É como se apenas uma única loja reunisse o que você teria que passar em outras cinco ou seis para encontrar. E sem ter que ir até o centro: ela fica bem ali na Estrada do Arraial, 2646, em frente ao Hospital Agamenon Magalhães, na Tamarineira.

As cores e brilhos da loja – sediada onde já funcionou um restaurante e uma clínica – refletem o trabalho do seu dono, o estilista André Paiva, que há 38 anos faz roupas de festas e por 12 anos desenhou os modelitos para as clientes nas lojas de tecidos La Mode e Sedatex – uma atividade hoje quase em extinção. Depois, foi ser professor de moda. Mas voltou rápido para a prática.

Penas e chinchilas são artigos atemporais no Carnaval. Foto: Maria Carolina Santos

“Resolvi montar essa loja porque as lojas de costura só vendiam linha, agulha…não tinham um diferencial. No carnaval, eu faço uma pesquisa do que vai se usar. Vejo revistas, sites, blogueiras. Esse ano, por exemplo, a tendência maior foi para as rendas. Quase todas que eu trouxe foram vendidas em três semanas”, comemora.

A escolha das peças que vão para a loja durante o carnaval começa já em novembro. André passa por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. “Gosto muito de andar. Toda vez que viajo vou em lojas e vejo novos fornecedores. Às vezes tem um ali, pequeno, mas que ninguém mais tem aquilo que ele faz. E os materiais também são muito rotativos: eles vêm e somem muito rápido”, conta.

Fitas de várias cores, texturas e tamanhos podem ser encontradas na loja. Foto: Maria Carolina Santos

Há três anos em atividade, a loja agora também sedia o ateliê de André Paiva, que conta com quatro costureiras e faz vestidos de festas sob medidas. A Empório Aviamentos também oferece costumização de abadás – mais de 400 foram confeccionados esse ano –mas as encomendas para a folia de momo já foram encerradas. Agora, só aceita para entregas depois do carnaval.

 ?Empório Aviamentos
?
Estrada do Arraial, 2646, Tamarineira
? (81) 3040-1944