Criado em 1979 por Gilberto Freyre, o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), localizado na Av. 17 de Agosto, em Casa Forte, Zona Norte do Recife, completa 38 anos hoje (21). Para celebrar a data, será inaugurada a exposição comemorativa Nordeste Mix, na Sala Mauro Mota. A abertura acontece às 17h com coquetel, bolo de aniversário e performance surpresa.

A exposição pretende discutir a representação da região Nordeste por meio de sua cultura material. Peças de arte popular, objetos utilitários, elementos da cultura pop, obras de artistas consagrados e peças de designers contemporâneos dividem o mesmo espaço sem hierarquias e classificações rígidas. Tudo junto e misturado num diálogo recorrente entre o Nordeste musealizado e o Nordeste vivido.

A pressão exercida pela cultura de massa sobre a cultura popular e a transição do artesanato para o design são algumas reflexões propostas pela exposição, que também questiona a folclorização dos estereótipos contraposta à existência de uma arte supostamente identitária, a falsificação da arte popular e a disputa entre o kitsch e o objeto utilitário.

História

Fundado em 1979 pelo sociólogo Gilberto Freyre o Museu do Homem do Nordeste é ligado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Foto: Gil Vicente/Fundaj

Um dos mais importantes museus antropológicos do Brasil, o Muhne atualmente se configura como um vasto campo de pesquisa histórico-social e dispõe de um acervo de aproximadamente 15 mil peças de caráter histórico, etnográfico e antropológico. Parte desse acervo pode ser visto na exposição de longa duração, que foi renovada em março de 2017.

Outras duas exposições estão em cartaz atualmente no Muhne: J. Borges 80 anos, na Galeria Waldemar Valente, e Muito Futuro para Uma Só Memória, da artista carioca Ana Hupe, na Galeria Massangana.

Exposição de Ana Hupe atualmente em cartaz no Muhne – Foto: Gil Vicente/Fundaj

A instituição também abriga o Cinema do Museu e o Espaço Janete Costa, loja com foco no artesanato e design nordestinos.

SERVIÇO
Exposição Nordeste Mix
Abertura: 21 de julho de 2017, às 17h
Visitação: 22 de julho de 2017 a 4 de fevereiro de 2018
Horário: terça a sexta, das 9h às 17h, sábados e domingos, das 13h às 17h
Local: Sala Mauro Mora, Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
Entrada gratuita