O livro Memória Feminina: Mulheres na história, história de mulheres, resultado de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ministério da Cultura) e a Fundação Joaquim Nabuco (MEC), será lançado na próxima sexta-feira (10), às 14h, na Fundaj, em Casa Forte. 

Com intermédio do Museu da Abolição, a publicação pretende trazer à tona as narrativas de mulheres que contribuíram e contribuem para a construção da história e cultura da sociedade brasileira.

Participarão da mesa de lançamento Silvana Araújo (Muhne), Henrique Cruz (Muhne), as organizadoras da publicação Maria Elisabete e Taís Valente, e Tatau Gondinho, uma das autoras e ex-secretária da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Em formato de e-book,  a obra foi editada pela Massangana editora.

Os textos são escritos por pesquisadores de diversas instituições e buscam desconstruir os preconceitos produzidos pelo patriarcalismo que, tantas vezes, escondeu ou mesmo minou a presença das mulheres na história. 

No total, são 18 capítulos, dedicados às histórias de artistas, ativistas, cientistas, jornalistas, etc., de variadas regiões do Brasil, representadas em museus e espaços de memória. Entre as mulheres retratadas, encontramos Lygia Pape, Lia de Itamaracá, Dona Santa e Mãe Biu.

O projeto é um dos desdobramentos de um catálogo publicado pelo Comitê Internacional Ibermuseus em 2016, que teve por objetivo reconhecer e dar visibilidade às contribuições das mulheres em sociedades passadas e presentes, e envolveu oito países da Ibero-América. 

O e-book será disponibilizado gratuitamente na página da Fundação Joaquim Nabuco. 

A Fundação Joaquim Nabuco fica na Avenida 17 de Agosto, 2187. O evento será na sala Calouste Gulbenkian. Outras informações podem ser obtidas no (81) 3073-6227 | 3073-6368.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news