Marina Suassuna, do PorAqui

Um dos eventos mais aguardados do calendário cultural do Poço da Panela, o tradicional forró de Seu Vital, que acontece na venda mais famosa do bairro, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, iniciou sua temporada junina na última semana.

Organizado por quatro amigos moradores do Poço, o forró completa uma década de atividade este ano. "Faz dez anos que a gente se juntou a primeira vez pra tocar no aniversário de Seu Vital e não paramos mais. Chiló, o sanfoneiro da banda, foi quem chamou a gente pra brincar na época e terminou pegando", conta Geraldo Lima, mais conhecido como Gerrá, que toca zabumba no grupo. 

A formação atual da banda, batizada de Regente Joaquim, também conta com Palula (guitarra), Alessandra (triângulo) e Nylber (rabeca). "O que segura a onda da gente até hoje é a amizade mesmo. Somos amigos de longa data, e o forró é mais um motivo pra gente se encontrar e celebrar a amizade", explica Gerrá. 

É com aval de Seu Vital, o dono da venda, que os amigos realizam o forró sempre às sextas-feiras, começando um mês antes do São João. O rala bucho começa por volta das 21h e quase sempre excede o toque de recolher de Seu Vital, conhecido pela pontualidade extrema. 

Deu 0h, no máximo 0h30, Seu Vital fecha as portas da venda. E se tiver que expulsar, expulsa. Isso não impede que os músicos continuem a festa no meio da rua até um pouco mais tarde, para alegria dos boêmios e habitués.

"Às vezes Seu Vital tem um compromisso no sábado de manhã, aí ele não libera pra gente tocar na sexta de noite, como é o caso da próxima sexta (19), que não vai ter. O lance é procurar saber no boca a boca por que a gente não faz grandes divulgações. As pessoas vão sabendo naturalmente e lembrando que tem. O forró já é tão tradicional que a gente não quer superlotar pra ficar inviável pros conhecidos de fora. Até o São João, a tendência é aumentar o público a cada sexta-feira", conta Gerrá.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o app e espalhar pros vizinhos: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108