O feriado de Tiradentes (21 de abril) vai cair em um sábado neste ano. E vai ter música e celebração no bairro do Poço. Será a primeira edição do Festival Panela do Jazz, que vai levar para as ruas do bairro música, artesanato e comes e bebes a partir das 11h.

Entre as atrações do festival estão músicos da nova safra local, como o trio de Amaro Freitas, até nomes consagrados, como Spok. O festival tem Antonio Pinheiro na produção executiva e Dom Angelo Mongiovi na curadoria e direção de pesquisa. “Será um festival de jazz que toca jazz de verdade. Ultimamente o cenário de jazz pernambucano está aquecido”, conta Angelo, que também toca no evento.

À Emporter: um café com o charme do Poço da Panela

Além das apresentações musicais gratuitas, que só começam à tarde, a Feira Livre do Poço, que tem suas edições no Mercado da Encruzilhada, volta para o seu local de origem com estandes de artesanato e comidinhas veganas. Haverá ainda praça de alimentação, com diversas opções, e estandes de cervejas artesanais locais da Apecerva.

Curadoria do festival

Para fazer o festival, a curadoria levou em consideração a produção autoral recifense. “Pensamos nesta ocasião na exclusividade de artistas da cena local e dando prioridade aos que já lançaram álbuns de temas autorais.

O grupo Contrabanda abre o festival por ser o grupo de jazz mais antigo de Pernambuco em atividade. Freveribe tem uma sonoridade peculiar e lançou seu álbum em 2016”, diz o curador Angelo Mongiovi, que voltou para a cidade depois de um doutorado em música em Portugal.

PorAqui: por que somos diferentes das outras redes sociais?

“Amaro Freitas Trio com Henrique Albino são a nova cara do Jazz de Pernambuco e a ‘cereja no bolo’ que faltava para amalgamar o movimento com características de cena artística local. Spok é o maior artista do nosso estado vinculado ao jazz”, comenta o curador.

O festival tem apoio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife.

Programação musical
15:30 – Contrabanda (participação de Wallace Seixas)
17:00 – Freveribe
18:30 – Dom Angelo Jazz Combo (feat. Alex Corezzi)
20:00 – Amaro Freitas Trio (feat. Henrique Albino)
21:30 – Spok Quinteto

Festival Panela do Jazz
Quando:
Dia 21 de abril (sábado), a partir das 11h
Onde:
Na altura da Igreja da Nossa Senhora da Saúde do Poço da Panela
Acesso gratuito