A primavera começa oficialmente no dia 22 e até lá o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) participa do projeto Primavera dos Museus com visitação gratuita (de 16 a 22) e uma programação especial. Amanhã, o Domingo dos Pequenos vai ter lançamento de livro, oficinas de construção de bonecos de mamulengo para as crianças, entre outras atividades.

Leia também
Recife, 1836: Charles Darwin visitou a cidade e reclamou até do cheiro do mangue

Na segunda (17) e na sexta-feira (21), o Muhne sedia debates sobre a participação dos museus na formação escolar. No sábado (22), um circuito gratuito vai passar por três museus da Zona Norte, com visitas guiadas. A saída é do Murillo La Greca, em Parnamirim, depois o Muhne, terminando na Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural que acontece uma vez por ano em vários espaços museológicos do Brasil. A iniciativa é coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Confira abaixo a programação completa e veja como se inscrever para a visita guiada do Circuito de Museus.

Domingo (16) – 9h às 12 – Domingo dos Pequenos

9h-10h
Lançamento do livro “Dianimal”, de Alexandre Revoredo, pela Cepe Editora
Inscrições para oficinas
Mediação temática no Muhne: “A arte do teatro de bonecos”

10h-10h40
Apresentação com Alexandre Revorêdo (atração da Cepe Editora)

10h-12h
Oficina – Construção de Bonecos de Mamulengo (crianças de 7 a 11 anos)
Oficina – Fantoche (para crianças de 3 a 6 anos)

Segunda (17) – 13h30 às 17h –  Museu Educador – Museus, Educação e Comunidades
O Museu Educador é uma ação promovida periodicamente pelo setor educativo do Muhne e tem o objetivo de promover debates acerca de temáticas transversais à educação em museus. Nesta edição, o tema “Museus, Educação e Comunidades” aborda os processos de empoderamento social que potencializam a preservação da memória e do patrimônio cultural nos grupos sociais.

Debatedores:
Silvia Barreto (Fundaj – Divisão de Estudos Museais e Ações Comunitárias)
Vera Galvão (Museu de Arte Popular Vera Galvão – Camaragibe, PE)
Edy Rocha (ONG Saber Viver, comunidade da Ilha de Deus)

Sexta (21) –  15h-17h – Educação e Culturas Populares no Museu
A atividade propõe a possibilidade de abrir espaço para apresentações de grupos escolares, as escolas convidadas apresentarão diferentes vertentes artísticas. Utilizando as artes e culturas populares, a atividade celebra a cultura popular como forma de troca e aprendizagem.

Sábado (22) – 9h às 13h Circuito dos Museus
Início: Museu Murillo La Greca
Visita mediada por três museus da Zona Norte recifense, para que o público tenha oportunidade de conhecer os espaços culturais e suas exposições num único dia. O circuito tem início no Museu Murillo La Greca (Casa Forte), passando pelo Museu do Homem do Nordeste (Casa Forte) e terminará na Fundação Gilberto Freyre (Apipucos).

*Inscrições através do e-mail: circuitodemuseusrecife@gmail.com

Primavera dos Museus no Muhne
📅 16 a 22 de setembro
📍 Museu do Homem do Nordeste (Avenida Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife – PE)
💵 Entrada gratuita
📞 Informações: 3073-6331