Em Casa Forte, Zona Norte do Recife, um dos muros da Fundação Joaquim Nabuco – onde fica o Museu do Homem do Nordeste –  tem chamado atenção na movimentada Avenida 17 de Agosto com a seguinte pergunta: “Que cantos nos libertam do destino do servir?”. Feita pela artista visual Ana Lira, a intervenção provoca os transeuntes a refletirem sobre as motivações revolucionárias dos dias de hoje, principalmente no que se refere a demandas de igualdade e garantia de direitos.

A discussão tem ganhado fôlego na exposição Bandeiras da Revolução – Pernambuco 1817/2017, em cartaz na Galeria Massangana, da Fundaj, até 4 de fevereiro. Para estimular ainda mais o diálogo com o público, a instituição tem promovido oficinas sobre a temática como programação paralela da mostra. A última delas acontece entre os dias 18 e 22 de dezembro com a presença de Ana Lira. Confira mais detalhes aqui.

Enquanto isso, em Parnamirim

Coincidentemente, o Museu Murillo La Greca, no bairro vizinho de Parnamirim, também está de fachada nova em defesa de uma outra questão urgente para a cidade: a democratização do espaço público e o convívio pacífico entre cidadãos em trânsito.

Foto: Inaldo Lins/divulgação

A face da galeria que protagoniza o prédio, voltada para o rio e para a Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, ganhou um mural de grafite do Coletivo Gueto Crew. Batizado de Recife Sobre Rodas, o trabalho sugere o protagonismo das bicicletas no trânsito como uma alternativa à poluição, à violência e ao sedentarismo.

A pintura é a última ação do ano do Projeto Fachada, que já estampou o Murillo La Greca com mais de 20 temas diferentes a partir de várias técnicas e por vários artistas. A arte deve ser substituída por outra intervenção no mês de janeiro.

A obra pode ser vista de perto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto nos feriados.  Você ainda pode aproveitar pra conferir a exposição Solidão, do fotógrafo pernambucano Tiago Calazans, que está aberta pra visitação até 22 de dezembro.

?Museu Murillo La Greca
?Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim
?⏰Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, exceto nos feriados
☎ Informações: (081) 3355-3126

?Museu do Homem do Nordeste
?Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
?⏰Horário de visitação: de terça a sexta, das 8h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
☎(081) 3073-6340