Por Gabriela Belém

Café combina com cultura. E vice-versa. Quando se trata de tal dupla, Casa Forte é um reduto irresistível para quem gosta de mesclar a atmosfera vanguardista recifense com um bom bate-papo, em meio a grãos e sabores.

O PorAqui montou um roteiro para você se guiar por entre árvores, casarios antigos e edifícios modernos do bairro.   

Se você conhece outros estabelecimentos que podem entrar nesta lista, avisa pra gente: casaforte@poraqui.news. Esta é uma plataforma colaborativa.       

Castigliani Cafés Especiais

Musa do cinema nacional, Sônia Braga posou com os proprietários do Castigliani em setembro de 2016 (foto: Castigliani/Facebook)

Considerado uma espécie de Brooklyn recifense, o Castigliani (que antes funcionava ao lado do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby) reúne um público intelectualizado e amante dos melhores grãos de café encontrados na cidade. 

O charmoso ambiente também atrai profissionais em reuniões de trabalho, grupos de amigos (o clima lembra a Central Perk Coffee Shop, do seriado Friends, por sinal) e familiares durante bate-papos em torno de um cardápio cujos destaques vão para o sanduíche Caprese (croissant com mussarela de búfala, alface e tomate), a imperdível Banoffee Pie (torta de banana com doce de leite e chantily, servida geladinha) e qualquer um dos cafés disponíveis na carta. 

Os grãos são importados, como os do The Coffee Collective, do Quênia, da Etiópia e da Guatemala, fresquinhos e torrados com perfeição. Há ainda os pacotes do café de Tim Wendelboe, considerado um dos melhores do mundo, cultivado na África e com grãos torrados em sua cafeteria, na Noruega. Um tiro certeiro de aromas e sabores para quem visita Casa Forte e seus entornos.

Estrada do Encanamento, 323 (ao lado da sorveteria John's), no Edf. Parnamirim
De 3ª a domingo, das 9h às 21h30

Café Livraria da Praça

Enquanto folheiam os livros, visitantes podem desfrutar de almoços, lanches e até chás da tarde no casario (foto: Café Livraria da Praça/Facebook)

O café (que também serve almoço) funciona no coração da praça de Casa Forte. Chama a atenção pela beleza da arquitetura do casario antigo, reformado no segundo semestre de 2016.

O local também conta com uma área de entretenimento, livros para leitores mirins, um agradável jardim do lado de fora, papelaria e um acervo de livros para ninguém botar defeito. 

Segundo Rosângela Assunção, atendente do espaço, os grãos utilizados são das marcas Delta Platinum e label Mocca. "Os itens que mais saem são as comidas regionais, como cuscuz nordestino, tapioca, sopa e bolo de macaxeira. Temos também saladas na hora do almoço, além dos pratos executivos, como lombo ao molho de ameixa e tilápia. Servimos sucos de frutas, que fazem muito sucesso, e agora a novidade é que também temos o café coado", detalha.

Praça de Casa Forte, nº 454 | (81) 3019-0259

Café Livraria Clube 17

Evento Quintas no Café atrai público interessado em gastronomia internacional no Café Livraria da Praça (foto: Clube 17/Facebook)

Poucos sabem que os jardins da Clube 17 escondem um café cultural. Além de um acervo de livros com curadoria apurada, o local serve saladas, vinhos e cafés da marca Delta. O espaço é aberto ao público. 

Segundo a coordenadora de eventos, Rebeca Melo, as saladas são a grande pedida. "A 'Praça do Monteiro' é bem famosa e reúne alface, tomate, mussarela de búfala, salmão, camarão, farelo de nozes e azeitona preta", indica. 

Durante 2016, o Café Livraria Clube 17 realizou o evento gastronômico Quintas no Café. A proposta era assim: os organizadores escolhiam a culinária de um país, estudavam-na e apresentavam um menu elaborado com exclusividade para os interessados. 

Tudo acompanhado de vinhos aromatizados especialmente para harmonizar com cada um dos sabores eleitos. "Estamos estudando a possibilidade de continuar com esse evento em 2017", diz Rebeca. Os amantes da dupla gastronomia e cultura ficam na torcida.

Av. Dezessete de Agosto, nº 2613 | (81) 3033-9191


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android e iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news