Diversos pássaros em bronze vão ocupar a Galeria Massangana, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a partir deste sábado (29), com a mostra gratuita Uma Coisa Linda, do artista cearense Efrain Almeida. A instalação que dá nome à exposição é composta por 150 pássaros da espécie galo-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da galeria. 

Em outro trabalho, beija-flores, também em bronze, são capturados pousados em galhos de árvores. É um procedimento construtivo recente na obra de Efrain, cujo trabalho se constitui, em relevante parte, de esculturas feitas em madeira. O artista recorre com constância à observação da natureza e evoca figuras de animais e personagens de sua trajetória. 

Em seu trabalho, o artista retoma com frequência o sertão do Ceará, lugar onde nasceu e viveu a infância. 

Como aponta Moacir dos Anjos, curador da exposição, são obras que, por meio da fixação na matéria dura de uma imagem que é, por natureza, fugaz, evocam o poder que a arte tem de desacelerar o olhar que usualmente se lança ao entorno, enxergando outra vez o que se pensava já ser conhecido.

“De novo, a lembrança, enunciada como coisa delicada e rija, do poder que a arte tem de continuamente atualizar a capacidade emancipatória da beleza”, indica. A exposição dá seguimento ao projeto Política da Arte, desenvolvido pela Coordenação de Artes Visuais da Diretoria de Cultura da Fundaj. 

(imagem: divulgação/Uma Coisa Linda/Efrain Almeida)

Sobre o artista – Efrain Almeida (Boa Viagem/CE) vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre as diversas exposições do seu currículo, participou de Marcas, mostra retrospectiva sobre seu trabalho em 2007 na Estação Pinacoteca, em São Paulo, e da Bienal de São Paulo de 2010. 

Sua obra está presente em diversas coleções públicas e privadas do Brasil e do mundo, entre as quais: MoMA – The Museum of Modern Art (Nova York, EUA), MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo (São Paulo, Brasil), CGAC – Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela, Espanha) e Toyota Municipal Museum of Art (Toyota, Japão).

SERVIÇO
Exposição EFRAIN ALMEIDA | UMA COISA LINDA
Fundação Joaquim Nabuco, 2187, Casa Forte
Galeria Massangana
Abertura: 29 de abril, às 19h
Horário de visitação: de terça a sexta: das 8h30 às 17h | sábado, domingo e feriados: das 13h às 17h
Entrada: Gratuita
Mais informações: 81 3073-6340


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news ou (81) 9.8173.9108