Além da implantação do Jardim Secreto, os moradores do Poço da Panela, na Zona Norte do Recife, têm mais um motivo pra comemorar. Na última terça-feira (19), eles receberam a Praça Rui Antunes totalmente revitalizada. Uma conquista da Associação dos Moradores e Amigos do Poço da Panela (Amapp), que vinha lutando pela recuperação.

LEIA TAMBÉM:
Você sabe por que o bairro do Poço da Panela leva esse nome?

Localizada bem no coração do bairro, na confluência da Rua Médico Mário Guimarães e a Estrada Real do Poço e pertinho da Venda de Seu Vital e da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a praça é uma das principais áreas de lazer das crianças da comunidade. Além do playground, o local tem uma quadra de esportes onde são ministradas aulas gratuitas de futebol, artes marciais, zumba e vôlei, por iniciativa voluntária.

Moradores comemoraram a reforma com torneio e futebol – Foto: divulgação

A reforma foi feita pela Emlurb e custou R$ 35 mil, incluindo melhorias na rede de iluminação e também a recuperação dos brinquedos do playground e dos bancos, que tinham sumido.

“Um dos portões tinham sido levados, as calçadas e alvenarias estavam quebradas, os bancos e mesas faltando. Eram muitos os danos. Conseguimos recuperar tudo”, conta a arquiteta e urbanista Virgínia Collier, moradora do Poço que coordenou o projeto de requalificação.


Moradores do Poço no dia da reinauguração – Foto: divulgação

A praça também ganhou novos plantios e poda de árvores. De acordo com Virgínia, o próximo passo é adquirir redes novas e tênis de futebol society para as aulas. Para isso, a Amapp conta com doações.

A Praça Rui Antunes foi inaugurada em 2010 por iniciativa da Amapp com recursos da Chesf. O projeto original foi feito pela URB (Autarquia de Urbanização do Recife). Para a revitalização do espaço, a estudante da UFPE Thaís Patriota fez o projeto de forma voluntária e a Amapp abraçou, acionando o Poder Legislativo.