Palco das prévias de bairro mais famosas na cidade, Casa Forte vai borbulhar de folia neste próximo final de semana. No sábado (18), todas as festas são de rua e gratuitas. O Sai Dessa Noia (10h) e o Pé na Jaca (15h) saem da praça. À tarde, é vez dos foliões concentrarem-se no Poço da Panela, para acompanhar o Bora, Mago! e Os Barba. 

No domingo (19), acontece o Pega Vareta, evento pago e cujos ingressos já estão esgotados.

Se você conhece outros eventos que podem entrar nesta lista, compartilha com a gente: casaforte@poraqui.news. O PorAqui é uma plataforma colaborativa.         

SAI DESSA NOIA – 18/2, às 10h

Pinturas das camisas do Sai Dessa Noia aconteceram no Capibar no dia de 4 de fevereiro (foto: Carcará Imagens/divulgação)

A dica para quem quer aproveitar o dia todo no sábado (18) é a seguinte: começar logo cedo pela manhã com o desfile do Bloco Anárquico Carnavalesco (ou Clubinho Anárquico Parasita) Sai Dessa Noia, pelos arredores da praça de Casa Forte, com concentração em frente à igreja, a partir das 10h.

O homenageado deste ano é o ex-secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, um dos fundadores da agremiação, falecido em outubro de 2016. A pintura das camisas foi no último sábado (4).

BORA, MAGO! – 18/2, às 14h30

(foto: divulgação)

O Bora, Mago!,  autointitulado "a troça dos troços trochos", arma a concentração no Barchef Mercado Gourmet, à tarde. A orquestra do Tá Bom, a gente freva (que toca hits do rock em roll em forma de frevo) vai animar a turma, que costuma emendar a farra de lá com o desfile do Bloco Anárquico Etílico Carnavalesco Os Barbaque começa por volta das 15h, no Largo do Poço da Panela, quando chegam as primeiras orquestras de frevo.

PÉ NA JACA – 18/2, às 15h

O bloco sai da Praça de Casa Forte, no sábado que antecede o Carnaval, às 15h, e segue até a Estrada do Encanamento com orquestra de frevo e os fiéis foliões do bloco.

OS BARBA – 18/2, às 15h

Os Barba: famoso por ser um bloco que nunca sai e apenas concentra foliões nos entornos do Poço (foto: Samarone Lima/colaboração)

Há 15 anos, o bloco Os Barba tem a tradição de não sair e aglomerar foliões ali pertinho da venda do Seu Vital, no Poço, em frente à igreja. "É um bloco parado, uma de suas irreverências. Está no Guiness Book porque não sai pra canto nenhum. A ideia inicial sempre foi resgatar a tradição dos blocos de rua, com um Carnaval de orquestra, no conjunto arquitetônico do Poço da Panela, como acontece em Olinda, por exemplo", explica Euvânio Nono, um dos fundadores. 

A festa segue até quase meia-noite para quem tiver pique. No outro dia, os organizadores fazem a versão dos Barbinha, para as crianças da comunidade do Poço.

COLA EM MIM QUE TU BRILHA – 18/2, às 16h

O Bloco Carnavalesco 'purpurinado' do Poço da Panela faz a sua concentração ao lado da Igreja do Poço, às 16h (junto com o bloco dos Barba). O Cola Em Mim Que Tu Brilha surgiu entre amigos, em 2014. Este ano, a missão é botar o estandarte na rua, criar músicas e agregar ideias, com as cores dourado, azul, verde e roxo.

PEGA VARETA – 19/2, às 13h

(foto: divulgação)

A organização do bloco Pega Vareta, que acontece no dia 19 de fevereiro, divulgou mais atrações para o baile de Carnaval, em Casa Forte. D'Breck e o DJ uruguaio Larossa (especializado em reggaeton) vão embalar o público jovem na festa, que já tinha confirmado a presença do Expresso Folia. Os ingressos já estão esgotados.

Conhecido pelo open bar que conta com cerveja, vodca, refris e os famosos drinks típicos, o bloco começa às 13h, na Arena Pega Vareta, na Estrada do Encanamento. O line-up completo será divulgado em breve.

VEJA TAMBÉM: Bloco 'Os Barba' 2017 dá uma guinada e volta às origens


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Baixe agora o app gratuito e cadastre-se: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news