Em 2015, dois professores de História tiveram a ideia de levar suas aulas para espaços públicos. Queriam se desprender da obrigatoriedade do conteúdo para o Enem e fizeram isso de forma descontraída: dois banquinhos, uma mesinha, violão e muita música e poesia. Foi assim que surgiu o projeto História ao ar livre, que neste domingo (03) acontece na Praça de Casa Forte, às 15h.

Esta é a nona edição. Nestes três anos, os professores Luiz Paulo Ferraz e Rodrigo Bione já deram aulas no parque Dona Lindu, na Rua da Aurora, nos parques Treze de Maio e da Jaqueira, na Praça do Derby, na Bienal do Livro, no Cais José Estelita…

Seis histórias que você não sabia sobre a Praça de Casa Forte

Entre os temas já abordados estão História e Música do Brasil do Século XX e a História de Pernambuco e do Recife. “Nossa proposta é de falar sobre História para qualquer pessoa que tenha interesse e também de vivenciar o espaço público. Na aula que fizemos na Praça do Derby, por exemplo, cerca de 90% do público nunca tinha se sentado na praça para vivenciar aquele espaço”, conta o professor Luiz Paulo Ferraz, que também é um dos fundadores da ONG Somos Professores.org.

Luiz Paulo Ferraz e Rodrigo Bione são os idealizadores do projeto. Foto: Divulgação

O projeto é custeado pelos próprios professores. “Fazemos um esforço para realizar pelo menos uma aula pública uma vez por semestre. Lutamos muito para isso”, conta Luiz Paulo, que fala também das ideias para as próximas aulas. “Temos alguns sonhos. De uma aula sobre “História e amor” na Praça do Entroncamento, de “História e mar”, na praia do Pina, de “História e América Latina”, no Jardim do Baobá…”, enumera.

Conheça a história de Anna Paes, dona do Engenho Casa Forte

Para assistir às aulas, não é preciso nenhuma inscrição ou pagamento. É só aparecer no local e hora marcados – “afinal, é um espaço público”, lembra Luiz Paulo. Como não há cadeiras, quem quiser pode levar toalhas, cangas, almofadas. Ao final da aula, que dura em média 1h30, os participantes podem fazer perguntas sobre o tema da vez.

Mulheres na História e Exposição

Nesta edição na Praça de Casa Forte, Luiz Paulo e Rodrigo vão ficar na produção e no apoio da aula da professora Júlia Ribeiro. É ela quem assume para ministrar uma aula com o tema “Uma história sobre mulheres” e também receber convidadas que irão falar sobre o assunto.

Além da aula especial, a edição deste domingo vai contar com a exposição “Elas”, que reúne obras de adolescentes entre 17 e 19 anos que mostram um olhar sobre a olhar por meio de ilustrações e fotografias.

Participam da exposição Nina Xará (@aosolhosdanina), Carlos Ernandes (@crlern), Beatriz Menezes (@biamnzs), Ivson Silva (@pheaca) e Amanda Reis.

História ao ar livre
? Onde: Praça de Casa Forte. Casa Forte, Recife-PE
? Quando: Domingo (03), às 15h
Acesso gratuito