É com o objetivo de acompanhar o reconhecimento dos saberes e práticas das parteiras tradicionais como Patrimônio Cultural do Brasil que o seminário Parteiras tradicionais em Pernambuco: patrimônio, memória, salvaguarda e o papel dos museus acontece nesta quinta-feira (30), no Museu do Homem do Nordeste. 

A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição prévia. O evento, que ocorre às 14h, na sala Calouste Gulbenkian, vai abordar ainda qual o papel dos museus na salvaguarda do patrimônio imaterial. 

Além de palestras e de rodas de diálogos, vai ter exibição do curta-metragem Simbiose, de Júlia Morim, sobre a parteira tradicional Maria dos Prazeres de Souza.

Participarão como palestrantes Diana Dianowsky, da Coordenação de Registro do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, e Luciana Palharini, doutora pela Unicamp, com tese sobre a história da atenção ao parto e ao nascimento nos museus.

Também participarão do evento como debatedoras, Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional e idealizadora do Museu da Parteira e Presidente da Associação de Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes.

Ainda estarão presentes Júlia Morim, antropóloga que vem atuando desde 2008 junto a parteiras tradicionais, documentando, promovendo e valorizando o ofício; Josefa Alves de Carvalho, ex-presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru; Elaine Müller, antropóloga e professora do Departamento de Antropologia da UFPE; e Paula Viana, enfermeira, obstetra e integrante do Grupo Curumim.

No dia 31, às 9h, haverá também uma roda de diálogo com as representantes das Associações de Parteiras.

Serviço
Seminário Memória, Museologia e Patrimônio
Parteiras tradicionais em Pernambuco: patrimônio, memória, salvaguarda e o papel dos museus
Fundação Joaquim Nabuco
Avenida 17 de Agosto, 2187, Casa Forte
Sala Calouste Gulbenkian
Dia 30, às 14h.
Dia 31, às 9h, haverá apenas uma roda de diálogo

VEJA TAMBÉM: Muhne com expos prorrogadas e reabertura da mostra de longa duração 


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android iOS

Sugestões e colaborações: casaforte@poraqui.news ou 81 9.8173.9108