A casa de número 555 da Rua Luiz Guimarães, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, é um dos endereços mais frequentados por apreciadores das letras e das artes no bairro. Lá funciona, desde 2012, o Centro Cultura Nordestina Letras e Artes, dedicado à capacitação de artistas, escritores e poetas em formação.

O espaço é reconhecido pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura e surgiu por iniciativa da arquiteta Salete Rêgo Barros, como um desdobramento de sua editora e gráfica, a Novoestilo Edições do Autor, que trabalha com pequenas edições.

Espaço abriga um café e uma livraria – Foto: divulgação

“O que motivou a construção do espaço foi a necessidade de ter um lugar para reuniões informais, lançamentos, capacitação e divulgação dos nosso autores. Hoje se tornou um ponto de referência cultural”, conta a fundadora.

Um casarão dedicado à arte e à cultura na Av. 17 de Agosto

Programação

O espaço mantém uma agenda mensal de eventos e debates literários, como o Sarau, o Encontros Poéticos e o Café Filosófico, além de manter um grupo de estudos sobre a obra de Clarice Lispector e realizar lançamentos de livros.

No primeiro sábado do mês, a movimentação é grande por causa do Almoço Musical, com chorinho de José Arimateia e Quinteto de Prata. Outro motivo para frequentar o local é o café, que funciona de segunda a sexta com refeições da culinária regional e também a livraria, onde dá para encontrar obras de escritores locais.

Cursos, workshops e encontros envolvendo ciência, filosofia, espiritualidade e mitologia também movimentam o centro ao longo do ano, que ainda disponibiliza salas para atendimentos, reuniões, estudos individuais e terapias.

Centro Cultura Nordestina Letras e Artes
Rua Luiz Guimarães, 555, Poço da Panela
De segunda a sexta, de 9h às 18h
Informações: (81) 3243-3927
Facebook: Cultura Nordestina Letras & Artes
Site: www.culturanordestina.com.br

Como chegar: