Nesta quarta-feira (29), será realizada a sexta edição do Desafio Intermodal, que se propõe a comparar diferentes formas de deslocamento pelo Recife a partir dos diversos modos de transporte.

Os participantes vão percorrer um total de 8 quilômetros, saindo pontualmente às 18h da unidade do Impact Hub do Bairro do Recife (Rua do Bom Jesus, 180) com ponto de chegada na unidade do Impact Hub de Casa Forte (Rua Jacó Velosino, 145), para que haja uma medição no horário de pico e uma comparabilidade de resultados com anos anteriores.

Quem quiser participar como voluntário, ainda dá tempo de se inscrever por aqui. Esse ano, os cinco modos principais (a pé, bicicleta, carro, ônibus e motocicleta) terão como novidade a participação de pessoas dos gêneros masculino e feminino no experimento, permitindo descobrir as diferenças na percepção do uso da cidade por homens e mulheres, em especial, na avaliação subjetiva.

Vale destacar que o Desafio Intermodal não é uma corrida, mas sim um experimento de medição conforme a dinâmica costumeira do uso dos modos de transporte.

A ideia é procurar retratar a realidade das condições de mobilidade da cidade, levando em consideração os prós e os contras que cada meio de transporte traz nos aspectos pessoal, social e ambiental. 

São medidos o tempo, custos e dispêndio de energia física ao longo do deslocamento, bem como as emissões de gases de efeito estufa, além de uma avaliação com os participantes.

Com os resultados, é possível fazer uma comparação qualitativa dos modos de deslocamento no Recife, verificando a evolução da cidade e das políticas públicas para os diversos modos de transporte. Em 2016, o desafio contou com a participação dos candidatos(as) à Prefeitura do Recife e teve como modal vencedor a bicicleta em seu modo rápido.

O Desafio Intermodal Recife 2017 é uma realização do Coletivo DIM através dos seguintes coletivos: Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife, A Cidade Somos Nós, Da Janela do Meu Ônibus, Observatório do Recife e conta com o apoio do Impact Hub Recife.

Desafio Intermodal
Quarta-feira (29)
18h
Saída
Local: Impact Hub Bairro do Recife (Rua do Bom Jesus, 180)
Horário: 18h00 em ponto (presença às 17h30!)
Chegada
Local: Impact Hub Casa Forte (Rua Jacó Velosino, 145)
Horário: Dependente do modo de transporte, em geral, menos de meia hora a primeira e duas horas a última.
Inscrições gratuitas PorAqui