O bairro do Prado tem dado exemplo de empreendedorismo e fortalecimento de serviços locais. Na esquina da Avenida Abdias de Carvalho com a Rua Alfredo Pereira Borba, próximo à Capela Santa Edwiges, funciona uma pequena galeria que abriga uma boutique, uma quitanda e o Malakoff Café. 

A cafeteria que trabalha apenas com grãos especiais marca a participação da Zona Oeste na segunda edição do circuito gastronômico Recife Coffee no mês de maio.

A jornalista Talita Marques e o barista e administrador Alan Cavalcanti comandam o Malakoff Café, que funciona no local desde 2015. O casal participou ativamente da concepção do Recife Coffee, que surgiu através da parceria deles com outras cafeterias e baristas da cidade para estimular o mercado de pequenos cafés e a concorrência parceira. 

"A gente queria fazer um circuito que fortalecesse a profissão de barista, que fomentasse o pequeno negócio no ramo de cafeterias e que valorizasse o consumo de grãos especiais de café", explica Talita. 

De acordo com ela, na edição anterior, a média de faturamento das 15 cafeterias participantes aumentou em 57% e alguns estabelecimentos chegaram a dobrar o faturamento durante o evento.

(foto: divulgação/ Malakoff Café)

O evento acontece de 2 a 29 de maio, em comemoração ao Dia Nacional do Café e o Dia do Barista em 24 de maio. A proposta é que cada estabelecimento ofereça um menu especial, a "sugestão do barista", harmonizando um café a um prato doce e um salgado por um valor único de R$ 19,90. 

Esta edição do Recife Coffee conta com a participação de aproximadamente 25 cafeterias, que vão ser divulgadas no mês de abril.

Esta semana, o Malakoff Café comemora 2 anos de atividade na unidade do Prado, e a data, 16 de março, será marcada por uma ampliação que já está em andamento e vai duplicar o tamanho do estabelecimento. Além da unidade Prado, o Malakoff Café funciona há sete meses no Paço do Frevo, em frente à praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: zonaoeste@poraqui.news