Desde 2004, a Banda Marcial Maurício de Nassau leva música aos ouvidos dos moradores do entorno da Escola Municipal Antônio Farias Filho, no bairro da Mangueira e oferece aulas gratuitas de música aos alunos e a quem deseja ingressar na banda.

Em 2017, os alunos podem começar a frequentar as aulas e os ensaios a partir do dia 7 de março, no contra-turno escolar – todas as terças e quintas. Exemplo: se você estuda pela manhã, pode participar das aulas de música no período da tarde e vice-versa. 

Com a evolução do aluno, nasce a oportunidade de ele passar a integrar a banda oficial, que participa de competições, e apresentações. Os ensaios são realizados aos sábados.

As aulas são gratuitas, coordenadas por Genivaldo e facilitadas pelo Maestro Alexandre, que diz: “Também temos certa abertura para crianças que não estejam matriculadas nessa escola, mas precisam ser amigos dos alunos e demonstrar muito interesse em aprender a tocar um instrumento”.

Os ensaios da banda oficial não são abertos ao público, porque a banda participa de competições estaduais como a Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras e esse ano planejam participar da competição Nacional de Bandas Marciais, na cidade de Taubaté (SP). Por isso precisam do sigilo.

A banda tem o apoio da Prefeitura do Recife, que sede a escola para as aulas, envia estagiários (músicos em formação) e também conta com a colaboração de amigos e da direção da escola. Mas Alexandre alerta: “Só depois de 11 anos de fundação é que recebemos novos instrumentos pela PCR. Falta a valorização por parte dos órgãos públicos, para com as pessoas que fazem o trabalho voluntário”.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: zonaoeste@poraqui.news