O professor Wilson Falcão, da Escola de Referência Jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro, teve uma grande ideia para otimizar o ensino de história nas turmas de ensino médio.

Ele criou oficinas em que os conteúdos da disciplina são discutidos e em seguida transformados em curtas inspirados no assunto. 

"Essa inclusão do audiovisual ajuda a deixar o espaço escolar e os conteúdos mais atrativos. Além disso, os alunos acabam aprendendo sobre essa questão da produção de vídeo de cinema", explica Wilson.

Segundo ele, os estudantes mostraram-se empolgados com a nova metodologia. "Querem fazer os filmes até fora do horário de aula", comemora o professor.

Participação dos Alunos no II Festival de Curtas na Faculdade São Miguel (cartaz e foto: acervo/professor Wilson)

A estudante Ester Amanda, do segundo ano, é uma das que aprova a iniciativa. "Ainda não participei da produção dos vídeos, mas assisti os que já foram feitos. Acho que facilita bastante a aprendizagem", elogia a aluna, que diz estar na expectativa pelo início da oficina.

Quem quiser conferir os trabalhos pode acessar o canal do professor no Youtube. A expectativa, de acordo com ele, é produzir e lançar mais vídeos este ano. Mais informações sobre esse e outros outros projetos da Escola Jornalista Trajano Chacon podem ser acessadas na pagina de Facebook do colégio.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: zonaoeste@poraqui.news