Faltam três meses para as provas da OPEI! Quer estudar para a parte prática sozinho? Abaixo, separamos algumas plataformas que podem te ajudar a se preparar para a Olimpíada.
Por Júlia Lyra
Olímpiada Brasileira de Informática – OBI
OBI possui ótimos recursos para praticar a computação. Desde o nível teórico até a modalidade prática, fazer os exercícios do site pode te ajudar bastante a praticar para a OPEI.
Na seção “Pratique”, você pode submeter soluções para tarefas das provas da OBI de anos anteriores e verificar se a sua solução está correta. Estão disponíveis tarefas das modalidades Iniciação e Programação em diferentes níveis de dificuldade. O acervo de edições anteriores conta com 19 provas, desde a OBI 1998 até a do ano passado, onde podem ser encontradas também as soluções e gabaritos de cada ano.
Codeforces
Codeforces é um site russo dedicado à programação competitiva, que também oferece diferentes tipos de atividades como participação em concursos curtos (com duração de 2h), desafio/hack de outras soluções concorrentes, resolução de problemas de concursos anteriores para fins de treinamento, etc.
OPEI
Por último, mas não menos importante, no próprio site da OPEI também existe uma seção “Pratique”. Lá estão disponibilizadas videoaulas, indicações de cursos online, exercícios e problemas de outras plataformas. Além disso, as questões das provas antigas podem ser encontradas na página em pdf, ou para resolução online no site iudex.io.
Para acessá-las, você deve fazer login no website com uma conta de gmail, e depois ir na seção “Groups” no menu esquerdo. Para entrar no grupo da OPEI, basta clicar no botão “Join Group” e utilizar a chave de acesso a seguir: CKE8JMA. Todas as questões das edições anteriores estarão organizadas em problemsets e você poderá submeter as suas resoluções em C++, Java e Python.
OPEI
Centro de Informática, Recife – PE
Data: 01/09/2018
Preço: Gratuito
Inscrições: online, através do site da OPEI.
Informações: opei@cin.ufpe.br