Rodrigo Pedrosa era morador do bairro de San Martin e estava fazendo uma reeducação alimentar para perder peso e ganhar saúde, saindo da condição de obesidade. Para isso, ele precisava consumir alimentos mais saudáveis e itens que facilitassem sua dieta e percebeu que, em seu bairro, não existiam lojas que atendessem a todas as suas necessidades. Então, no ano de 2014, ele tomou a iniciativa de criar a própria loja, o Empório Saúde, no bairro de San Martin.

O Empório Saúde ficava localizado numa galeria na rua Mossoró, conhecida por abrigar a antiga loja da Hiper Calçados no bairro. O local sempre foi de grande movimento e, por isso, muito favorável aos empreendedores que abriram loja ali. A rua abriga lojas de presentes, de bolsas, uma farmácia e uma quitanda, durante o dia, além de dois bares, uma lanchonete e uma creperia durante a noite.

(foto: Rodrigo Pedrosa)

“No começo, a maioria das pessoas que ia à loja era do próprio bairro, aí quando a gente começou a atender o público vegano, estavam vindo pessoas de todo lugar”, relembra Rodrigo. A ideia inicial, que surgiu de uma necessidade pessoal, se juntou ao conhecimento técnico, facilitado por consultorias como a do Sebrae, que é gratuita. Durante um ano e meio, o Empório Saúde conseguiu formar uma clientela fiel, fruto da boa capacidade de identificar as carências e lacunas do mercado.

Três anos depois e com quarenta quilos a menos, Rodrigo comemora a grande proporção que o seu negócio tomou. O Empório Saúde agora é a Vegaria, na Rua Barão de Souza Leão, na divisa entre Boa Viagem e Setúbal. A marca passou por uma repaginada em seu design e hoje oferece exclusivamente produtos sem origem animal, se tornando o primeiro empório vegano do Nordeste. “Aqui as pessoas nem precisam ler o rótulo, a gente 'veganizou' tudo, inclusive nós mesmos somos veganos, eu e minha esposa”, diz Rodrigo.


O jornal de bairro evoluiu. No PorAqui, você encontra estações de conteúdo hiperlocal e colaborativo.

Para baixar o aplicativo: Android e iOS

Sugestões e colaborações: zonaoeste@poraqui.news