Vou confessar: tive que recorrer aos universitários. Pra tentar entender o que fazia do Reteteu Comida Honesta, no bairro da Encruzilhada esse fenômeno gastronômico, eu primeiro fui ao dicionário. Lá, o verbete afirmava: Reteteu, comida realizada com os ingredientes que estão disponíveis para o momento, com o toque personalizado do cozinheiro, diferindo da alimentação tradicional. Mas não era isso. Ou pelo menos não era só isso. O que o chef Thiago das Chagas faz lá é um misto de comida afetiva com empreendedorismo. E dá certo.

O Reteteu surgiu há quatro anos como um delivery de comida congelada. “Havia uma loja online e a gente vendia comida brasileira congelada. Mas isso era meio confuso para as pessoas que associavam comida congelada a junk food”, contou Thiago. E junk é tudo que a comida do Reteteu não é. Agora mesmo, acabam de lançar dois pratos novos. Uma opção leve é a salada Encruza Original Style, já para a sobremesa entra no cardápio a cartola com sorvete de canela.

LEIA TAMBÉM

Descubra o hamburguer (quase) secreto da Encruzilhada

Do regional ao árabe: todos se encontram no Campão

3 cantinhos na Encruzilhada para comer como se estivesse em casa

Foto: Divulgação/Reteteu Comida Honesta

O empreendimento funciona na casa que era da avó de Thiago e preserva ainda as árvores do jardim e a atmosfera de comida caseira, feita pelo familiar. “Hoje temos capacidade para atender 60 pessoas e não temos intenção de ampliar para não perder o controle sobre isso”, completou o chef explicando que eles monitoram toda a cadeia da produção dos pratos.  “Tudo que pode ser comprado de produtores locais, a gente compra. Nosso bode é de Serra Talhada, nossos peixes de Ponta de Pedras. Acompanhamos todo o processo”.

Para garantir que cada prato chegue às mesas com o mesmo esmero, o cardápio é enxuto: além das entradas, apenas seis opções de principais “A gente percebe que quanto mais variedade, mais mecânico fica o processo. Não temos um carro-chefe, entendemos que as pessoas vêm aqui pelo conceito do lugar.”

 

Foto: Divulgação/Reteteu Comida Honesta

A loja online ainda funciona e muitas vezes o restaurante funciona como um teste drive para os pedidos. “A gente tem pratos exclusivos em cada um dos cardápios mas há os comuns. O bobó de camarão e a dobradinha, por exemplo, saem muito nas opções congeladas”, contou. Nos finais de semana, sempre tem pratos sazonais que são anunciados na página do restaurante do Instagram.

Mas de onde vem o tal Reteteu? “Não é bem o que eu faço, mas o que meu pai fazia. Fazia uma carne guizada com tudo que tinha na geladeira e servia para mim e para minha irmã, na boca. Uma mistura bem brasileira. Mais ou menos como  aqui.”

Reteteu Comida Honesta
Terça a domingo, das 12h às 15h
Rua Professor Otávio de Freitas, 256, Encruzilhada
Telefone: (81) 3204-4137

Como chegar: