A Encruzilhada vem passando por uma série de mudanças, com os prédios do Rosarinho invadindo seu território e bairros próximos como Campo Grande e Hipódromo se valorizando. Mesmo com toda a inovação, a região não deixa de ter alguns dos lugares mais tradicionais do Recife, como o Clube das Pás e a tranquila Vila do Moinho.

Em 2017, o mercado mais tradicional da Zona Norte ganhou novas opções gastronômicas, foi implantada área de Zona Azul ao seu redor e a Prefeitura do Recife tem feito eventos aos sábados por lá, além da festa que já rolava na Reciclo Bikes. O ateliê de bikes urbanas ainda foi o espaço onde se organizou a FixOlimpíadas.

Casas dão lugar aos arranha-céus na região da Encruzilhada

No quesito gastronomia, comemoramos a abertura do restaurante do chef Mário Acioli no bairro de Campo Grande, descobrimos o hambúrguer (quase) secreto da Encruzilhada, mas neste primeiro ano do #PorAquiEncruzilhada também tivemos oportunidade de contar histórias como a de Ernandes, que em 20 anos trabalhando na região passou de garçom a empresário.

Pessoas conhecidas na região tiveram suas histórias escritas. O perfil de Bigode, escrito por Júlio Rebelo, é um dos melhores textos já publicados nesta plataforma. Mas contamos também a história de Macarrão, Tonhão, do Galego do Peixe e fizemos até a despedida de quem não foi, já que Eduardo fez festa e depois desistiu (temporariamente) de alugar sua bodega.

Fizemos listas e mostramos gente como alguns dos muitos prestadores de serviços que consertam praticamente tudo que você imaginar pela Encruzilhada.  Rimos com o humorista Daniel Barros, que compara nossa região a Paris em texto no PorAqui… Mas também criticamos os problemas urbanos e principalmente a violência na região.

O #PorAquiEncruzilhada surgiu no fim de junho. Ainda estamos começando a engatinhar. Mas queremos cada vez mais contribuições dos moradores da região para cumprir nossa meta de 2018, que é conseguir cada vez mais unir pessoas, gerar conexões (comerciais, artísticas, de amizade) e fazer essa região cada vez mais cumprir sua missão de centro de trocas na Zona Norte do Recife.

Sugira pautas pelo colabore@poraqui.news, comente nossas matérias e façamos um 2018 ainda mais cheio de oportunidades PorAqui. Feliz ano novo!

Banho do Bem é aprendizado para todos os lados