Neste sábado (3), a Prefeitura do Recife vai implantar mais uma mudança de circulação na Avenida Norte. Dessa vez, as mudanças serão realizadas no entorno da Praça Castro Alves e consiste na implantação de dois binários, o primeiro entre as ruas Marechal Deodoro e Augusto Rodrigues, e o segundo entre as ruas Guadalupe e Marquês do Paraná.

Nesta sexta-feira (2), equipes da Prefeitura do Recife já realizam um trabalho de divulgação. Essa é a quarta intervenção a ser implantada na Avenida Norte, que já foi beneficiada com novos planos de circulação como a eliminação dos giros à esquerda nos cruzamentos com as avenidas Professor José dos Anjos e Cruz Cabugá desde fevereiro de 2017.

Mais um protesto pede melhorias na Maternidade da Encruzilhada

Mudança atinge bairros do Torreão, Campo Grande, Espinheiro e Encruzilhada (Mapa: PCR)

Com a nova circulação, a Rua Marechal Deodoro passa a ter o sentido invertido, tornando-se mão única em direção ao bairro Campo Grande. Do outro lado, a Rua Augusto Rodrigues, que é mão dupla, passa a ter sentido único em direção à Avenida Norte, formando um binário com a Rua Marechal Deodoro. Para complementar o novo desenho, a Rua Ladário de Souza, que é mão dupla, passa a ser sentido único em direção à Rua Augusto Rodrigues.

Já o segundo binário será formado com a mudança de circulação da Rua Marquês do Paraná, que a partir da Rua Gomes Pacheco terá o sentido invertido, dando acesso à Avenida Norte (o restante da via permanece mão dupla, possibilitando o acesso direto da Avenida João de Barros).

Wandenkolk e os prédios que têm jeito de casa no Recife

A inversão de sentido também ocorrerá na Rua Guadalupe, que atualmente tem sentido para a Avenida Norte e, com a mudança, passa a dar acesso ao Bairro do Espinheiro. A circulação também será modificada na Rua Gomes Pacheco, que deixa de ser mão dupla para se tornar mão única em direção à Rua Afonso Batista, a partir da interseção com a Rua Guadalupe.

Para regulamentar a nova circulação, a CTTU vai implantar toda a sinalização horizontal, incluindo 16 faixas de pedestres e 116 placas de sinalização vertical. Além disso, equipes de agentes e orientadores de trânsito estarão dispostas nos principais pontos de mudanças para orientar os condutores que circulam na área.