Em março, Jaime Lopes dos Santos completa 80 anos. Aposentado como anistiado político, ele começou uma rotina de exercícios ainda na época da Marinha, quando gostava muito de jogar bola. Mas nos últimos 20 anos, descobriu sua fórmula de vitalidade e passou a fazer musculação.

Ele conta que já frequentou academias grandes, mas como passou por quatro cirurgias nos últimos anos acabou optando por uma um pouco mais intimista. “Lá eu ficava muito solto e aqui tem sempre alguém pegando no meu pé”, lembra ele, que voltou a se exercitar há dois meses após sua última cirurgia.

Unidade de saúde na Encruzilhada tem homeopatia, acupuntura, yoga e outras práticas

Ideia de que academia é só para jovens é do passado (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

Formada em Educação Física, Barbara Ferreira, é responsável pelo acompanhamento de Seu Jaime no Clube Pulse e faz parte do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde da UFPE. “A musculação traz uma série de benefícios para os idosos. Nesse período da vida, é comum eles reduzirem a massa, então malhar para manter a massa magra é importante para a cabeça deles”, conta.

Ela conta também que pessoas muito mais jovens que Seu Jaime já começam a perder a resistência para fazer as atividades do dia-a-dia. Então, praticar um exercício é importante para que quem chega a terceira idade não se canse tanto ao subir escadas, levar compras ou mesmo se seu trabalho exige que você passe muitas horas em pé.

Equipe da Pulse acompanha Seu Jaime de perto (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

Morador do Rosarinho, o aposentado vai caminhando para a academia. Apesar de ter sido da Marinha, ele conta que naquela época costumava beber muito e mesmo se exercitando não tinha tantos cuidados com a sua saúde.

Outras opções de exercício mais comuns para os idosos são a caminhada em lugares como a Praça do Hipódromo, natação e hidroginástica. Mas Seu Jaime conta que optou pela musculação por gostar de conviver com gente jovem e do ambiente descontraído das academias.

Empresa recifense foca em passeios e serviços para terceira idade