O que uma loja de refrigeração e uma fábrica de cervejas têm em comum? No caso da Cibrew, a origem. A fábrica de cervejas artesanais que funciona na Av. Norte, na Encruzilhada (Zona Norte do Recife), começou como uma loja de artigos para refrigeração. O empreendimento era comandado por três sócios que gostavam de beber cerveja.

CONHEÇA TAMBÉM:
Canela Gastrobar comemora 5 anos e consolida novo formato no Rosarinho

Um deles também gostava de fazer a própria cerveja. Muito lúpulo depois, a Cibrew produz hoje 6 mil litros do produto para marcas de três cervejarias pernambucanas e deve aumentar sua capacidade em 20% até o final do ano.

Foto: Divulgação/Cibrew

“Todos os insumos eram comprados pela internet, então, para baratear, as pessoas se juntavam e faziam uma compra grande. Quando eram entregues, não tinham onde guardar. Foi aí que começamos a armazenar os produtos comprados por essas pessoas que faziam cerveja no Recife”, lembra Manoela Oliveira, sócia fundadora da loja de refrigeração e da Cibrew.

“Quando vinham pegar os produtos, as pessoas compravam um tubo de alumínio para refrigerar que era vendido na loja e que foi, aos poucos, incrementando o mix com insumos para produção de cervejas”, recorda. De local para armazenar, o empreendimento passou a comercializar os produtos.

“Depois vieram os cursos e eventos e acabamos montando uma fábrica lá atrás. Hoje temos um paredão de torneiras ligadas direto à fábrica, que produz cervejas das cervejarias Pernambucana, La Ursa e Olinda. Além de possuir um projeto que aceita cervejarias ciganas, que é como chamamos aquelas que produzem as suas receitas no equipamento de outras”, explica Manoela.

Foto: Divulgação/Cibrew

A venda de insumos continua forte pelo site da marca, mas o grande passo a ser dado é a comercialização das cervejas nas garrafas.

Novidades

“Atualmente o cliente chega aqui, compra a garrafa (ou traz o growler) e leva o chope das torneiras para casa. Dentro de um mês, estaremos com a licença para vender as cervejas já engarrafadas”, adianta a sócia, mencionando o aumento da produção em 20% até o final do ano.

Além da loja e da fábrica, no local é possível fazer cursos de fabricação de cervejas artesanais, desfrutar de hoppy (lúpulo) hours ou até mesmo contratar a fábrica para eventos externos. “Temos um paredão de torneiras móveis que levamos para festas, festivais, shows, em qualquer local do Recife e até fora dele. É uma forma de tornar a marca mais conhecida.”

Cibrew – Tudo para cerveja artesanal
Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, 2822 – Encruzilhada/Recife-PE
De segunda a sexta, das 8h às 17h, e sábados, das 9h às 13h
Telefone: (81) 3092-9294