Atualizado em 28 de maio de 2018, às 14h45.

Uma árvore com o tronco enfeitado de flores feitas com garrafas pet desperta a curiosidade de quem passa pela Estrada de Belém, na Encruzilhada. Essa foi a forma criativa que as sócias Vilma Ferreira e Suellen Ferreira encontraram para chamar a atenção para o seu empreendimento, o Club 164.

A fachada discreta da casa não dá a dimensão do que há por trás da porta. Salão de beleza, café, espaço de estética e bem-estar, além de consultório para atendimento de psicólogo, fisioterapeuta e nutricionista: o Club 164 leva à sério a proposta de ser um ambiente colaborativo.

E olha a boa notícia: o PorAqui vai sortear um serviço de box braids (tranças sintéticas) no Club 164. Para concorrer, basta preencher o formulário no final do post. O resultado será divulgado no dia 28/05/2018.

O PorAqui vai sortear uma box braid no Club 164 (Foto: Mariana Fontes)

Produtora cultural na área de audiovisual, Vilma Ferreira nunca havia imaginado a possibilidade de se aventurar no mundo da estética e da beleza. A coisa mudou há três anos, quando ela se uniu à amiga cabeleireira Suellen Ferreira e resolveu montar o Club 164.

Nem um pouco fã de revista “Caras” e de fofoca de salão, Vilma topou a empreitada, mas com uma condição: fazer tudo diferente do que já existia. “A ideia era trazer o que eu gosto aqui para dentro, e eu nunca gostei de ficar em salão perdendo um tempão e lendo revistas velhas”, conta.

Moradora da Encruzilhada e buscando fugir do trânsito caótico do Recife, Vilma resolveu buscar casas nas redondezas. O imóvel estava bem detonado, mas as sócias assumiram a empreitada de realizar uma mega reforma para deixar tudo nos trinques – e com a cara delas.

A simpática casinha na Estrada de Belém abriga salão de beleza, consultório e café para eventos (Foto: Mariana Fontes)

No ambiente do salão, não há TV nem revistas. E sabe aqueles anúncios enormes de marcas de cosméticos que todo salão de beleza tem? Pois eles são vetados por lá. “Entendemos que a beleza não tem um padrão e também buscamos criar um ambiente de convivência no nosso espaço”, explica Vilma.

Cabeleireira há 12 anos, Suellen Ferreira conta que diversidade é a palavra de ordem no salão. “Nossa clientela vai desde a patricinha que gosta do cabelo lisinho àquelas que preferem os cacheados, os dreads, as tranças afro”, conta. O espaço, inclusive, é referência em penteados afro.

Além de Suellen, a dreadmaker e grafiteira Tábata Marques atua no espaço nas duas frentes. A próxima ideia de Vilma é repaginar a fachada do Club 164 com grafites retratando mulheres importantes da história – e o mural será assinado por Tábata. “Queremos mostrar que aqui é um espaço para mulheres, feito por mulheres e que respeita a identidade de cada uma”, diz.

A ideia é mesmo encher de arte o espaço. Por isso, ela também convidou grafiteiros da comunidade do Bode para assinar uma parede externa do espaço. O trabalho será inspirado nos grafites do Beco do Batman, de São Paulo.

O Café Cultural tem uma pegada regional (Foto: Club 164/Reprodução)

O Café Cultural é outra aposta do Club 164. Com uma pegada regional, a ideia é que o ambiente sirva principalmente para reuniões, exposições, encontros e eventos. A programação é bem movimentada. Vilma não para de criar ideias novas, como o Voluntários do Bairro, projeto que ela vem bolando com o objetivo de reunir a vizinhança para ações em prol da região.

Foi o know-how em produção que fez Vilma abrir os olhos para o potencial colaborativo do Club 164. Com uma sala vaga, resolveu apostar em parcerias. O lugar virou um consultório, que é dividido por uma psicóloga e uma nutricionista, que se revezam durante a semana, e um odontólogo, que realiza procedimentos de harmonização facial (bichectomia, estética facial) aos sábados.

Vez ou outra, também rola uma exposição ou uma roda de conversas. No próximo sábado (26), por exemplo, ela vai receber a doula Diva Divina para uma tarde inteira de bate-papo, aberto ao público, sobre gestação e parto humanizado.

Sorteio!

Curtiu a proposta do Club 164? Então, se liga no sorteio de um serviço de box braids (tranças sintéticas) oferecido pelo espaço. Para concorrer, basta responder o formulário abaixo e aguardar o resultado que sai no dia 25/05/2018.

Edit: O sorteio foi prorrogado! O resultado será divulgado na segunda-feira, dia 28/05/2018.

E a vencedora do sorteio é Berenice Quintino! Parabéns! ?

? Club 164
? Estrada de Belém, 164, Encruzilhada, Recife – PE
⏰ Terça a sábado, das 9h às 18h
☎ (081) 3040-6555 | (081) 99758-0420 | (081) 98547-1545