Funcionando desde o fim de agosto, o Benedito Coworking Gastronômico traz uma nova perspectiva de negócio para o Recife. O espaço está equipado com cozinha industrial, restaurante para 70 pessoas e uma biblioteca com mais de dois mil títulos sobre gastronomia e culinária.
Ficou curioso para entender como funciona um coworking de gastronomia? A gastrônoma Ana Claudia Frazão explica que os usos são vários. Neste fim de semana, acontece uma Oficina de Fermentação de Alimentos, com Milton Petruczok. O espaço também está sendo alugado por marcas como o ketchup Judith e Judith.
Mas isso está longe de ser tudo que a dupla de proprietárias imagina para o espaço.
Vídeo: aprenda a fazer catchup rústico com Beth da Matta, da Judith & Judith
Ana Claudia Frazão e Linda Pereira, psicóloga que vem migrando para a gastronomia, querem também iniciar em novembro projetos (culturais) do Benedito. A ideia que está mais evoluída é uma residência com os chefs Claudemir Barros e Hugo Torres, que deve ter parceria com Fabio Ferrari, da Korin (frango orgânico).
Kinchi é uma das preparações de Milton Petruczok (Foto: Divulgação/Oficina de Fermentação de Alimentos)
Nesta residência, a ideia é trabalhar com produtos da agroecologia. Ana Claudia faz parte de um Grupo de Consumo Consciente recentemente criado com participação da Rede Espaço Agroecológico e do Centro Sabiá. Além disso, elas pretendem abrir o espaço para alunos de faculdades de gastronomia orientados por chefs e ainda ter uma residência voltada para as mulheres mestras da gastronomia tradicional, cuja primeira edição deve ter como tema a tipologia do barro.
Gastrônoma quer incentivar projetos que enriqueçam o conhecimento sobre nossa gastronomia (Foto: Divulgação/Ana Claudia Frazão)
Se você quiser alugar o espaço para fazer uma festa, pode até tentar. Mas a gastrônoma explica que a prioridade são atividades mais ligadas à formação e a cultura.
“Se tiver programação livre, é possível alugar para uma festa. Mas não quero que o Benedito saia da proposta que é sediar projetos de cultura, íntimos, com a linguagem da gastronomia”, diz Ana. Ela ainda espera dar uso mais frequente à biblioteca. Você também tem um projeto que pode se encaixar neste espaço? Entre em contato com o Benedito.
Benedito Coworking Gastronômico
Estrada de Belém, 396, 1º andar
Fone: (081) 3071-9858/ 99637-1893