O novo corredor do Mercado da Encruzilhada, onde vão funcionar um bar, uma padaria/pizzaria e uma pastelaria, finalmente será inaugurado neste sábado (25), a partir das 10h. O dia ainda vai ter shows, Feira Livre do Poço e mais uma edição do Radiola no Mercado.

Até o prefeito Geraldo Julio deve participar da inauguração, por volta das 10h. Às 14h, o projeto Viva o Mercado terá shows com o Grupo Raízes (frevo) e Zequinha dos Oito Baixos (forró). Já o Radiola no Mercado, discotecagem em vinil do DJ Paulo Costa, que acontece na Reciclo Bikes, começa às 12h e a Feira Livre do Poço estará na área externa do mercado a partir das 10h.  A programação toda se encerra às 18h.

Novidades do mercado ?

O Beberibe Bar & Comedoria é a maior operação do novo corredor, que fica próximo à área de peixaria e também da Reciclo Bikes. Seu cardápio vai brincar com o sotaque pernambucano. O tradicional filé com fritas, por exemplo, será chamado de peitica. Segundo uma das sócias do espaço, Lucia Correia, a ideia é fazer uma cozinha mais contemporânea, então a carne virá acompanhada de um molhinho tipo barbecue.

Beberibe Bar e Comedoria tem visual moderno e terá cervejas especiais (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

O bar futuramente terá uma câmara frigorífica para venda de cervejas artesanais, onde o cliente poderá entrar para escolher com calma os rótulos que quer levar para casa ou tomar lá no mercado mesmo. “Ainda não estará funcionando neste sábado porque a temperatura está boa, mas não está perfeita”, conta Lucia.

A pastelaria, que já está funcionando em soft opening, traz ao mercado um dos clássicos que tem mais cara do comércio tradicional. Testamos e o pastel veio sequinho e bastante recheado. ? A terceira operação do espaço é o Meu Muquifo Pizza e Pães. Saiba mais sobre essas duas operações novas do mercado aqui!

“São operações que vêm complementar o que já está funcionando no mercado. A padaria, por exemplo, já está negociando para fornecer pães para alguns bares e restaurantes”, conta o gerente geral de mercados e feiras da Prefeitura do Recife, Diogo Azevedo.

Bragantino: uma casa portuguesa, com cerveja!

Recuperação do mercado

Recentemente, o Mercado da Encruzilhada foi todo pintado e foram criadas 130 vagas de Zona Azul no seu entorno, que dividiram opiniões de motoristas. As mudanças e a inauguração do bar, pizzaria e pastelaria são as mais recentes mudanças de um processo que vem desde pelo menos 2014.

Diogo Azevedo lembra que, ao longo do tempo, o Governo Municipal conseguiu setorizar as áreas do peixe e carne, realocando os açougues. Para isso, foi demolida uma antiga câmara frigorífica desativada há mais de 30 anos e foram construídos três novos boxes.

Pequena e prática lista para consertar (quase) tudo na Encruzilhada

Além disso, aconteceu a requalificação da área do peixe, que ganhou porcelanato. A antiga Coreia virou a Praça de Alimentação 2 e foi requalificada com novo piso. Também recebeu mobiliário unificado, que serve a todos os bares e restaurantes.

O gerente de mercados e feiras da Prefeitura do Recife explica que, na área dos três novos empreendimentos, havia um galpão fechado. “Era um local em que chegou a se imaginar que seria relocada a feira que acontece do lado de fora, mas na verdade estava funcionando apenas como depósito”, explica.