Não é exagero dizer que o Mercado da Encruzilhada é atualmente um dos lugares mais legais da Zona Norte do Recife. O hype é real e basta passar por lá em um dia de sábado para tirar a prova.

Do café da manhã regional ao happy hour bombante da Radiola no Mercado, os sábados por lá são de boa comida, boa música e muita animação o dia inteiro.

Se você é desses que ama curtir o que os mercados públicos têm a oferecer, esse roteirinho é pra você!

Café da manhã

Vai um bode com cuscuz? (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

Para quem gosta de tomar café no Mercado e tem disposição, a pedida é chegar no café da manhã e ficar até a noite. Parece cansativo, mas tem muita gente que encara, sabia?

Opções pra forrar o estômago não faltam. Quer tomar aquele café da manhã regional reforçado? A pedida são os boxes da Praça de Alimentação 2, onde ficam os boxes mais populares. Lá você vai encontrar aquele cuscuz com bode, um guisadinho, uma macaxeira…

Uma visita à antiga Coreia do Mercado da Encruzilhada

Almoço

O bolinho de bacalhau do O Bragantino é um patrimônio do mercado

Na Praça de Alimentação 1, onde fica O Bragantino, você também vai encontrar opções para o café da manhã, a preços um pouco mais caros.

A boa mesmo por lá é o almoço. A ideia é comida portuguesa? Vá de O Bragantino ou Fernandes. Outra opção é a Confraria do Lelo, que, além do cardápio à la carte, dispõe de um self service.

Agora, se você tiver a fim de uma comidinha caseira, siga em direção aos fundos do mercado até chegar no Seu Lau.

Entre cores e sabores, os dois lados do Mercado da Encruzilhada

O novo corredor de serviços também traz boas opções para almoço. A padaria Meu Muquifo tem cardápio enxuto de pratos, com destaque para o filé à parmegiana. No Beberibe, no mesmo corredor, a boa dos sábados é a feijoada para duas pessoas, além dos pratos executivos, servidos durante toda a semana.

Pra curtir

A Radiola no Mercado lota a RecicloBikes (Foto: Mariana Fontes/PorAqui)

A animação já começa na hora do almoço. Na saída da Praça 1, choro e sambinha embalam a tarde inteira. No Beberibe, ocasionalmente, também tem música ao vivo aos sábados. Quando rola samba, o corredor do bar fica lotado de gente.

Que tal um fim de tarde regado a cervejinha? (Foto: Mariana Fontes/PorAqui)

Ali juntinho, já no comecinho da tarde, começa rolar a Radiola no Mercado, na Reciclo Bikes. A trilha sonora é vintage, com sons anos 80 e 90. De pop rock a brasilidades.

Chegue cedo e tente pegar uma mesinha na área externa pra bebericar uma cervejinha, um chope artesanal ou uma caipi deliciosa, enquanto a tarde cai e a pista de dança vai aquecendo.

A pista, aliás, pega fogo mesmo no fim da tarde, quando uma galera migra do samba do Beberibe pra lá. Essa matinê para adultos dura até às 21h (ufa!).

Feirinha

Uma vez por mês rola a Feira Livre do Poço (Foto: Mariana Fontes/PorAqui)

Os sábados ficam ainda mais agradáveis quando é dia da Feirinha Livre do Poço, que rola uma vez por mês, normalmente no primeiro fim de semana. Comidinhas, plantas, peças artesanais, além de atrações movimentam a feirinha. Eles se instalam pertinho da Reciclo, num clima super agradável.

Mercado da Encruzilhada
?R. Dr. José Maria, Encruzilhada
? (081) 3427-6728
⏰ Ter-Sáb: 6h às 18h | Dom: 6h às 12h