Os amantes dos peixes ornamentais e do aquarismo – prática de criar peixes em aquários ou em tanques para fim ornamental – podem contar com duas boas opções para adquirir produtos e serviço no Mercado da Encruzilhada. Dois boxes reúnem animais, equipamentos, entre outros serviços para quem quer começar e/ou manter o hábito.

“Eu já estou com esse box aqui no Mercado há quatro anos, mas ele era da minha cunhada, antes disso, então o ponto já é conhecido”, conta Luiz Júnior, proprietário da loja Peixe Mania. “Aqui as pessoas encontram praticamente todos os tipos de peixes ornamentais, inclusive alguns que vêm de outras regiões, como o Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais”, afirma.

Foto: Divulgação/Água Planta

Nas prateleiras, é possível encontrar exemplares pequenos, de três centímetros, até peixes maiores. “Tudo depende do tamanho disponível que a pessoa tem em casa para criar o peixe. Tenho clientes que compram peixes que crescem até mais de um metro. Normalmente para colocar em lagos artificiais e tanques”, explicou. “Tem para todo gosto.”

E pra todo bolso também: na loja, tão diversificado quanto o estoque é o preço. É possível encontrar opções que vão de R$ 2, como o neon da Amazônia, até R$ 600, como por exemplo o yellow tang, um peixe de água salgada.

Os peixes mais vendidos no Mercado da Encrizilhada são os mais tradicionais: Betas, Acará, Guppys, entre outros. Mas também é possível comprar equipamentos: nas duas lojas encontramos aquários, filtros, bombas, peças decorativas, material para limpeza, medicamentos, ração.

“Ao contrário do que se pensa, o público maior não são as crianças. Muito adultos compram para eles mesmos. As vezes, só usam as crianças como desculpa”, revelou Júnior. No local, também é possível contratar serviços de manutenção como limpeza de aquários e tanques.

Serviço:
Peixe Mania – Box 200 do Mercado da Encruzilhada
Água Planta – Box 18 do Mercado da Encruzilhada