Os moradores da Rua Jerônimo Vilela, em Campo Grande, Zona Norte do Recife, podem ter motivos para comemorar no fim deste ano. Após anos de reivindicação, o local será beneficiado com melhorias no sistema de drenagem, fundamental para o escoamento da água em dias de chuva. A Prefeitura do Recife já deu início à requalificação e a previsão é que todo o serviço esteja pronto em dois meses.

O investimento no ponto crítico é de R$ 280 mil, oriundos dos cofres municipais, e conta com a execução da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Desde 2013, a gestão já atuou em 57 pontos, investindo cerca de R$ 14,5 milhões e  outros três estão em andamento. A intervenção acontece entre as Ruas do Machado e Franklin Távora, portanto alguns problemas no trânsito do entorno devem ocorrer neste período de obras.

A obra

Está prevista a implantação de uma nova galeria paralela à existente, com extensão de 200 metros e 600 milímetros de diâmetro, além da construção de nove poços de visita. A obra vai melhorar o escoamento de água no local em dias de chuva, proporcionando mais conforto e mobilidade para o bairro. O trabalho é crucial para o controle dos focos de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor das arboviroses – dengue, zika, chikungunya e febre amarela.