A mudança no perfil dos moradores da Encruzilhada, que cada vez se torna um bairro de elite, tem trazido algumas novas empresas para atender o público. Mas quando falamos em cafeterias é até interessante, pois se existe uma novidade no bairro como o ChicaBella a tradição do Café do Bonde também merece ser valorizada.

As duas cafeterias tem perfis totalmente diferentes. O Bonde está no Mercado da Encruzilhada, em um ponto onde é vendido café há mais de 50 anos e trabalha apenas com o produto de um microprodutor orgânico de Taquaritinga do Norte. Já o ChicaBella foi aberto há três meses, usa o café Qahwa, torrado por Marcelo Carrilho no Espinheiro e fica na Avenida Beberibe (ao lado do Dragão – Bar e Sinuca)

Como preparar um café de cafeteria em casa

Logo na entrada do Mercado da Encruzilhada, Café do Bonde é parada quase obrigatória (Foto: Eduardo Amorim/PorAqui)

Café do Bonde da Encruzilhada

A empresária Claudia Magalhães faz questão de lembrar que o box onde o Café do Bonde está instalado antes era ocupado pelo Duas Américas, onde os cafés eram vendidos em sacas. O nome da cafeteria homenageia a história do bairro, que antes de ter o ponto comercial como referência era uma das principais paradas dos antigos bondinhos.

O café tomado ali é orgânico e pernambucano, colhido e torrado por Paulo Aragão na Fazenda Recanto da Ingazeira, em Taquaritinga do Norte. Se você quiser levar para casa, as meninas podem moer do jeito mais apropriado para a forma como você faz sem café em casa.

Desde 1943, Sapataria Trovão valoriza sapatos no Mercado da Madalena

Mas nem só do excelente café vive esse bonde. Outros sucessos são a salada de frutas e os sucos (também orgânicos) deles, garante Maria Escorel, sócia da Reciclo Bikes. Além disso, as receitas dos bolos, tortas e praticamente tudo que sai da pequena cozinha vem do caderno de receita de Zilda Martins, de 84 anos. Cozinha mais afetiva impossível

De segunda a sábado, das 7h às 17h
Rua Doutor José Maria, S.N., Encruzilhada (na entrada principal do Mercado da Encruzilhada)

Avenida Beberibe também tem café de qualidade (Foto: Divulgação/Chica Bella)

ChicaBella – Café e Bistrô

Depois de ser dona de uma mercearia e tentar abrir uma cafeteria no Espinheiro, Katia Zanery decidiu investir na Encruzilhada, que ainda não tinha uma grande concorrência quando se fala em cafeterias. O ChicaBella está aberto há apenas três meses, na Avenida Beberibe, e utiliza o café Qahwa.

“Não é só o Espinheiro e Boa Viagem que têm coisa boas. Aqui na Avenida Beberibe nós fazemos coisas que quem vem pela primeira vez não imaginava que poderia saborear nessa região”, diz a empresária, lembrando de uma cliente que se surpreendeu a tomar um expresso com toque de biscoito belga.

Grão Cheff não é só mais um café no Espinheiro

Além do café, o ChicaBella serve também café da manhã regional, tem um cardápio semanal de almoço e conta ainda com sopas à noite. O grande cardápio ainda é complementado pelo açaí (a partir de R$ 7).

Avenida Beberibe, 433, Encruzilhada
Segunda a sábado, das 7h às 20h