E se o Recife tivesse um local para você se recuperar mais rápido dos treinos? Este é o tipo de pergunta que os atletas locais fazem no dia a dia, após longos períodos de superação física e cansaço muscular. Para quem tem como referência lugares como Boulder, no Colorado (Estados Unidos), sabe como é importante para o atleta um centro de recuperação de esportes e prevenção de lesões.

Mas, afinal, o que essa cidadezinha repleta de atletas do mundo todo boa parte do ano tem a ver conosco? Boulder hospeda a reconhecida FixMovement, onde pessoas ativas (atletas amadores e profissionais) chegam em busca das mais recentes tecnologias e modalidades para se recuperar dos treinos diários e se curar de lesões, independente da modalidade esportiva praticada – tudo de maneira rápida e eficaz.

Inspirado no exemplo americano o fisioterapeuta Karlysson Freitas, ex-atleta de pista, criou a Freitas Pilates e Fisioterapia, que une diversas técnicas e procedimentos terapêuticos necessários para um atleta se manter saudável e ativo.

“Começamos com uma clínica de fisioterapia tradicional, com todos os tratamento voltados para a cura de lesões, mas, com o passar do tempo, fomos percebendo que não havia em Recife, a exemplo do que já há em Boulder, uma clínica especializada em recuperação pós treino”, lembra. Diante desta lacuna, ele resolveu empreender novamente de forma inovadora, fazendo na cidade, espaço de referência que atende os atletas profissionais ou amadores, como o analista de sistemas Agenor Rodrigues.

Praticante de corrida e ciclismo, como todo bom corredor de maratonas Agenor faz treinos quase que diariamente de corrida com seu grupo de amigos. Os treinos misturam de tudo um pouco, relata. “Corremos nas trilhas de Aldeia, nas ladeiras de Olinda, na pista da Jaqueira, na orla de Boa Viagem”.

Segundo ele, a boa recuperação é tão importante quanto o estímulo dado ao corpo nos treinos. E nesse aspecto o doutor Karlysson concorda com o seu paciente. “ A recuperação bem feita é fundamental para reduzir os riscos de lesões, aumentar o rendimento e a longevidade no esporte”, completa.

Agenor conheceu o doutor Karlysson quando precisou curar uma lesão no quadril que já durava mais de quatro meses. “O meu médico já estava pensando em cirurgia quanto resolvi tentar pela última vez um tratamento não invasivo. Vim até a clínica, que além de curar a minha lesão, me apresentou os processos de recuperação pós treino. Agora, ao menos uma vez por semana, venho até o seu espaço para me recuperar dos treinos mais pesados”, relata.

Tratamentos
A clínica do Doutor Karlysson contém ferramentas de autorrecuperação e equipamentos de última geração que ajudam na recuperação mais eficiente.
“Fazemos o tratamento com as botas pneumáticas que aceleram o processo de acidose, trabalhamos também com um aparelho chamado Game Ready, que é um aparelho de crioterapia usado na recuperação pós treino, pós cirúrgico e pós trauma. Mas o mais importante tratamento que temos, sem dúvidas, é a manipulação feita pelo fisioterapeuta que foca a redução das possíveis causas de desarmonia corporal, fazendo tudo ficar equilibrado com a cinesioterapia”, finaliza Doutor Karlysson.

SERVIÇO: Freitas Pilates e Fisioterapia
Telefones: (81) 998058761 / (81) 998741217
Endereço: Rua dos Navegantes, 691, Sala 2, Boa Viagem, Recife.
Instagram: @freitaspilates

Por Carlos Alexandria (Triatleta, professor e empresário) e Mariana Lobo (Corredora, jornalista e empresária).