O sono é um nutriente fundamental para a performance do atleta, pois ele é essencial para fortalecer o sistema imunológico, regular hormônios e repor principalmente energia. A informação é da nutricionista Tina Hartmann, que tem observado através da rotina dos seus pacientes o crescente aumento dos problemas relacionados ao sono e suas consequências negativas.

De sedentário a atleta: como dar o primeiro passo?

Atualmente, os chamados distúrbios do sono são considerados como um problema de saúde pública por afetarem entre 30% e 50% da população, seja na dificuldade para dormir, conseguir dormir a noite toda ou se acordar com a sensação de não ter dormido (em muitas vezes ainda mais cansado). Além do mal estar, sonolência e mau humor, estas perturbações trazem malefícios sérios ao organismo.

Nutricionista Tina Hartmann

O sono inclusive tem uma relação enorme na perda de peso e na distribuição do tecido adiposo e da massa magra corporal”, adverte a nutricionista. “Muitos pacientes questionam a respeito do número de horas ideal e costumo dizer que é relativo, pois cada pessoa tem o seu ideal. O importante é respeitar o ciclo circadiano e, se possível, dormir antes das 11hs da noite”.

Entre os transtornos, a insônia é a mais comum, e suas principais características são a dificuldade em iniciar ou sustentar e a sensação de despertar ainda mais cansado. Além disso, a sua presença pode trazer ainda prejuízos como problemas de concentração, baixa imunidade e dores articulares.

Para evitar este e outros sintomas, pedimos à nutricionista Tina Hartmann algumas dicas, bem simples de se pôr em prática, para que você tenha uma boa noite de sono e garanta os resultados que almeja.

? Evitar atividades físicas após as 19h;
? Evite tomar café ou bebidas estimulantes como refrigerantes e energéticos após as 16h;
? Evite fazer refeições pesadas e ricas em gorduras;
? Escolha alimentos que sejam fonte de cálcio e magnésio, pois a insônia se beneficia da deficiência desses minerais;
? Escolha também fontes de triptofano (esse aminoácido é um precursor da serotonina, que tem papel essencial na produção da melatonina, hormônio do sono).

Tina Hartmann Nutrição
Empresarial Riomar Trade Center, Bairro do Pina, Recife – PE
Informações: (081) 99236-3748