Começa hoje (quinta, 19) uma das mais extensas – e deliciosas – maratonas artísticas de Pernambuco. Tudo pronto para a 28ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que, todos os anos, atrai gente de vários lugares do Brasil para respirar cultura durante 10 dias.

Até o dia 28 de julho, Garanhuns verá mais de 500 atrações se apresentarem em 21 polos. Música, teatro, literatura, dança, circo, artesanato, fotografia e diversas linguagens artísticas tomarão conta de cada espaço da cidade. Confira AQUI a programação completa.

A abertura oficial será às 19h, no Teatro Luiz Souto Dourado, com a apresentação do espetáculo Auê, da companhia teatral carioca Barca dos Corações Partidos. Vencedor do Prêmio Shell 2016 (na categoria de “melhor direção”), Auê une dança, performance, música e teatro.

Samba de roda, maracatu, coco, ijexá, rock, baião, valsa. Um caldeirão sonoro conduz o espetáculo, com 21 canções compostas pelos integrantes da trupe, ao longo de suas excursões Brasil afora. Os oito atores em cena também tocam os instrumentos.

A direção é de Duda Maia e os arranjos das músicas apresentadas ao longo de Auê são de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.

Música na Catedral

Logo em seguida, outro momento de peso marca a primeira noite de FIG. Às 21h, a Catedral de Santo Antônio, no centro de Garanhuns, recebe o Wagner Tiso Trio, composto por: Wagner Tiso (piano), Márcio Malard (violoncelo) e Victor Biglione (guitarra). A apresentação faz parte da programação que o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) levará ao FIG.

Wagner Tiso (piano) se junta a Márcio Malard (violoncelo) e Victor Biglione (guitarra) na Catedral de Santo Antônio (Foto: Reprodução/Facebook)

O trio dará uma vestimenta clássica a composições consagradas de Tiso na música brasileira. Um jazz fusion que une elementos musicais num “triálogo” entre três grandes instrumentistas.

A programação do CPM no FIG continua na sexta (20), com as seguintes apresentações: às 16h, Orquestra de Câmara de Pernambuco se apresenta, tendo Maria Clara Fernandes como solista. Às 21h, o grupo SaGRAMA convida o músico carioca Hamilton de Holanda.

Abertura do 28º Festival de Inverno de Garanhuns
? Espetáculo Auê
? Quinta (19), às 19h
? Teatro Luiz Souto Dourado | Av Afonso Pena, 85 – São José – Garanhuns
Entrada gratuita

? Wagner Tiso Trio
? Quinta (19), às 21h
? Catedral de Santo Antônio | Av Santo Antônio, 5 – Centro – Garanhuns
? Entrada gratuita