Semana passada o Café na Cidade falou de um cantinho lá em Setúbal, Zona Sul do Recife, que tem opções bem bacanas pra quem é vegano e/ou vegetariano. Agora a dica é pra quem é do Centro e da Zona Norte: o Café Lumière e o Orgânico 22 são dois cafés bem massa que oferecem variedade no cardápio sem proteína animal.

4 cafés em museus do Recife pra você unir o útil ao agradável

As duas opções desta lista são do Recife Coffee, festival que reúne, até o dia 3 de junho, 35 cafeterias do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Porto de Galinhas. O esquema funciona com um menu fechado feito por cada um dos cafés, com direito a um café + salgado + sobremesa por R$ 24,90.

1. Café Lumière

(Foto: Suzana Souza/PorAqui)

Localizado no Centro do Recife, bem pertinho do Parque Treze de Maio, o café é especializado em comidinhas vegetarianas, mas também tem opções veganas. Nada no cardápio leva carne: as proteínas são os derivados de leite e ovos.

No Recife Coffee, a sugestão do barista do Lumière é um café extraído no método Hario V60, que a gente já explicou direitinho PorAqui como funciona. O grão é o especial do Wolf Café, com notas de caramelo.

Já a comidinha fica por conta do sanduíche tradicional da casa, o Thelma e Louise, feito com tomante, queijo de castanha e pesto de manjericão, uma releitura do sabor marguerita que a gente conhece. Já a sobremesa é fatia de bolo de melaço com especiarias, receita de família, já consagrada no menu da casa.

Por lá não precisa fazer reserva e o estacionamento é na rua (tem lugar pra deixar a bike também). ?

Café Lumière
? Rua da União, 563
⏰ Segunda a Sexta, das 10h às 19h
☎ (81) 3132-5932

2. Orgânico 22

(Foto: divulgação)

O representante do bairro das Graças é o Orgânico 22, uma casinha bem simpática quase que escondida na Rua 12 de Outubro. Ele abriu em 2015, quando as duas empreendedoras que comandam o negócio saíram da feirinha de orgânicos da Praça de Casa Forte e fizeram do piquinique de sábado um espaço especializado em café.

No Recife Coffee, a opção do Orgânico é vegana e sem glúten: o café é um iced latte (à base de leite vegetal), acompanhado de um sanduíche de homus (pasta à base de grão de bico) com tomate seco e rúcula. A sobremesa fica por conta do verrine de queijo de castanha, damasco, pistache, chocolate e farofa de amêndoas.

Orgânico 22
? Rua 12 de outubro, 15
⏰ Quarta a sábado, das 16h às 21h | Domingo, das 8h às 13h, e das 16h30 às 20h
☎ (081) 99283-6085

Por Suzana Souza do Café na Cidade 

Suzana é estudante de jornalismo pela UFPE e estagiária do PorAqui. Moradora de Setúbal (quase) sua vida toda, Suzana não nasceu no Recife, mas é 100% pernambucana. Tem uma estante de livros dividida por cores em um quarto amontoado de coisa e sonha em um dia, bem lá na frente, ser dona de um cafezinho no Centro do Recife. É também mãe de uma gatinea chamada Mila e uma catiorinea chamada Sofia. Ah! Suzana também é doida por comidinhas (taurina, né?), lugares bonitinhos e por falar tudo no diminutivo.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.