Cupuaçu e açaí provavelmente todo mundo já ouviu falar. E muruci? Uma fruta típica da região Norte com fortes propriedades medicinais. E o bacuri? Considerada um remédio natural contra o reumatismo. Taperebá, apesar do nome diferente, é como intitulam o cajá, também característico aqui do Nordeste.

Todas essas frutas são base para as famosas sobremesas geladas disponíveis em Pernambuco na Icebode, localizada em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, única unidade em atividade da clássica sorveteria paraense.

Leia também:

Grátis: café na faixa no mês de aniversário do Fridda em Candeias

Hambúrgueres recheados e hot dogs maçaricados em Candeias

Apesar de inaugurada há quase 5 anos, com a intenção de atrair os trabalhadores da região Norte empregados em Suape, no Cabo de Santo Agostinho, a sorveteria existe desde 2004 em Belém, no Pará. Não tão comum no Norte, o caprino macho na composição da palavra ice causa certa estranheza.

Foto: Divulgação

O nome surgiu de uma brincadeira com o fundador da empresa, o Sr. Jorge Expedito Paiva de Oliveira, que queria algo direto que não tivesse erros quando referenciassem ao seu produto, então, utilizou seu apelido entre amigos: bode.

“Nosso diferencial são sabores das frutas do Pará. O sabor é diferente, o solo também. Não usamos essências e coisas artificiais. O leite é integral e é tudo composto artesanalmente em Belém”, explica Gabriela André, proprietária do estabelecimento, que mora no bairro há 16 anos.

Foto: André Soares/PorAqui

Semanalmente as iguarias geladas paraenses chegam ao estado de Pernambuco de avião. A logística é bem complicada, mas é certeira. A empresa utiliza voos comerciais de uma companhia aérea para o sorvete chegar gelado com a consistência perfeita. O sorvete que leva o nome da casa é feito de queijo do reino com pedaços e doce de cupuaçu.

Um dos mais pedidos é o Carimbó,que mistura castanha do Pará com doce de cupuaçu. Já o Cupulate é composto por doce extraído da amêndoa ou até mesmo o chocolate da Amazônia, uma delícia levemente arenosa com o doce bem moderado, construído com 100% de cacau.

Quer tomar o verdadeiro açaí paraense? Gabriela garante que, diferente dos encontrados nos estabelecimentos, o de lá é idêntico ao que comia nas cidades do Pará.

? Ice Bode Candeias
?Av. Pres. Castelo Branco, 7667 – Candeias
⏰Terça a sexta – 15h às 22h | Sábado e domingo – 11h às 23h
☎(081) 98770-2178 (disponível também pelo iFood)