A receita de hoje é bem rápida de fazer e também muito saborosa, além de dar um ar diferente para o almoço ou jantar: risoto de shitake acompanhado de salmão ao forno. ?

A porção que vou preparar é para duas pessoas. Vamos aos ingredientes:

Ingredientes para o salmão

  • 200 g de salmão
  • 1/2 limão pequeno
  • Alcaparras a gosto

Ingredientes para o risoto

  • 1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
  • 100 g de shitake
  • 1 cebola pequena
  • 1/2 colher de sopa rasa de manteiga
  • 1 tablete de caldo de legumes
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Um detalhe importante é que faltou um ingrediente, o vinho branco, mas isso não inviabiliza o preparo, ok?

Modo de preparo do salmão

Este é o mais simples de todo o processo. Em uma travessa, coloque as peças do salmão e depois esprema o meio limão molhando ambas as partes. Adicione a quantidade que preferir de alcaparras por cima. Se preferir, adicione um pouco de sal, mas lembre que a alcaparra é salgada e que o limão vai dar uma temperada legal.

Feito isso, deixe apurando por cerca de 10 a 15 minutos, é o tempo que o forno está pré-aquecendo a 180º. Passado este tempo, leve ao forno mantendo a temperatura e deixe assando por cerca de 30 minutos – é o tempo que você vai levar para preparar o risoto. ?

Modo de preparo do risoto

Pode até parecer que será complicado, mas você verá que é simples fazer. Em uma panela, adicione 1 litro de água, coloque o caldo de legumes e deixe ferver. Você irá utilizar este caldo aos poucos – é importante manter o caldo depois de fervido no fogo baixo. Depois, corte a cebola e leve a uma panela junto com a manteiga para refogar.

Quando a cebola estiver bem refogada, adicione o shitake. Se preferir pode adicionar mais shitake, a porção neste caso fica a gosto do freguês. Misture por no máximo 1 minuto e adicione o arroz. Misture um pouco antes de começar a adicionar a água com o caldo de legumes.

Agora vá adicionando aos poucos o caldo e mexendo. Mas atenção: não é para adicionar o tempo todo, você adiciona um pouco e mexe; quando secar mais, adiciona outra porção e assim vai até acabar. Lembrando que o fogo durante o cozimento é alto, ok?

Quando não houver mais caldo, o ponto deve ser mais ou menos este:

Desligue o fogo e adicione o queijo ralado. Você pode usar aqueles já ralados que vendem, mas eu prefiro ralar na hora.

Prontinho! O risoto está pronto! E muito possivelmente o salmão também. ?


Por Metidos a Chef
O Metidos a Chef surgiu quando o casal Krix Apolinário e Rubens Luiz começou a dividir com amigos suas aventuras na cozinha através de um grupo na Internet. Para compartilhar as receitas com mais pessoas, o Metidos a Chef virou blog, Instagram e Facebook. Recentemente está também no Youtube, para mostrar as receitas com mais detalhes e facilitar para as pessoas que não gostam muito de fazer sem ver sendo                                                 feito.

Os conteúdos publicados no PorAqui são de autoria de colaboradores eventuais e fixos e não refletem as ideias ou opiniões do PorAqui. Somos uma rede que visa mostrar a pluralidade de bairros, histórias e pessoas.