Nem sempre, o senso comum de que é mais complicado administrar um empreendimento familiar, torna-se regra. Segundo as proprietárias da pizzaria Nicola’s, localizada no bairro de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes, há 35 anos a família permanece unida. Da fabricação das massas ao administrativo, a matriarca da família, a italiana Anna Fucale Bonando (71) e suas três filhas, se revezam diariamente para manter a tradição.

Dirigida há dez anos pelas quatro mulheres da família, a história do estabelecimento teve início apenas com Nicola, marido de Anna. Nascido na maior ilha do mediterrâneo, a Sicília, tradicionalmente as famílias ainda conservam, de forma benéfica, o costume de reunir ao redor de grandes mesas para cozinhar suas próprias produções, os parentes. E o costume de casa foi à praça, mais especificamente na galeria 21 de abril, situada exatamente na curva do Sesc, em Candeias.

O italiano Nicola em 1984 | Foto: Arquivo

Com quatro filhos, o próprio Nicola, falecido há dez anos, alugou um box para comercializar as especialidades assimiladas da gastronomia italiana. Ele anotava os pedidos, conversava com os clientes, cozinhava e recebia o pagamento. A pizzaria do italiano era um sucesso. Não apenas pela experiência de poder experimentar massas artesanais, mas por ela ser confeccionada com um dos sotaques do mediterrâneo.

Três restaurantes para viver a Itália em Piedade e Candeias

“Não tínhamos funcionários. Ajudávamos ele nos fins de semana quando dava. As pessoas não se importavam de esperar, mesmo com a casa lotada”, lembra Anna, que recorda o tempo em que, no bairro candeiense, ainda não existia tanto fluxo de pessoas para sustentar economicamente os empreendimentos, que tinha como concorrente saudável, a igualmente tradicional, Pizzaria Siciliana.

Gerações

Os jovens que frequentavam a Nicola’s na década de 1980 começaram a namorar, casaram, tiveram filhos que tiveram filhos. “É comum ver os avôs com seus netos por aqui”, comenta Anna.

Espaguete de Camarão ao Molho Pomodoro | Foto: Victor Muzzi

Com o sucesso e aumento da clientela, a pizzaria passou por duas mudanças. Primeiro foram para Piedade, onde fixaram o comércio por seis anos, para em 1990, edificar a sua história na avenida Ayrton Senna. “Era tudo deserto, não passava nem ônibus. Depois da construção do Shopping Guararapes que começou a melhorar”, explica Anna, que optou pela localização, inicialmente, pelo valor do terreno na região.

O restaurante ainda preserva as receitas tradicionais e secretas de Nicola. Duas de suas filhas, quando há necessidade, colocam a mão na massa, e vão para cozinha, mas tudo sob o paladar e olhar exigente da mãe. Os pratos mais pedidos, além da clássica lasanha e pizzas, são o Filé à Parmegiana – que recebeu uma atualização especial para o dia das mães deste ano, que no lugar da carne bovina, vem peixe com espaguete de molho pomodoro, e a carbonara. A casa ainda oferece deliciosas opções, como filé ao molho madeira e nhoque.

Pizzaria Nicola’s
?Avenida Ayrton Senna, 462 – Piedade
⏰ Segunda a sexta – 17h à 0h | Sábado e domingo – 11h à 0h
☎ (081) 3361-1514 | (081) 3474-1249 | (081) 9985-71514