Já imaginou a culinária da Coreia, China, Taiwan, Filipinas, Tailândia, Japão, tudo isso dentro de uma caixinha? O novo espaço de alimentação no Recife Antigo, o Co.Wok, inaugurado há menos de uma semana, traz essa novidade ao público: a cozinha com inspiração na Ásia e nos seus sabores.

Ingredientes, forma de preparo e a velocidade no cozimento das comidas – servidas em boxes tamanho “smart” e “big” – remetem ao estilo da comida popular que se consome em grande parte dos países asiáticos.

Família oriental foge à regra e mantem restaurante natural no Centro do Recife

(Foto: Cesar Reynaux)

Em chinês, Wok quer dizer frigideira. Mas não uma frigideira qualquer. E sim aquela onde, em fogo alto, os asiáticos misturam os ingredientes e preparam a sua comida de rua, seu fast food. É esse sabor da comida de rua asiática que o Co.Wok traz para o Recife Antigo.

“A gente quis trazer essa atmosfera da cozinha asiática e juntar tudo isso num lugar só”, conta o administrador Fábio Menelau, sócio do Co.Wok com o chef Thiago Arnaud. Trazer a cozinha asiática para o Recife era o sonho de Thiago.

Com 15 anos de experiência em gastronomia, Thiago – que ficou em 2º lugar no quadro Super Chef, do programa Mais Você, e participou do Top Chef, em Paris (FR) – passou 2 anos e meio cozinhando em navios mundo afora. De cada cantinho, provou sabores típicos. Mas a gastronomia asiática foi quem lhe pegou de jeito. “Foi, realmente, a que me mais me encantou e eu sempre achei que faltava isso aqui no Recife”.

Fábio Menelau (esq) e Thiago Arnaud (dir) são os sócios do Co.Wok (Foto: Divulgação)

Hora de comer

No Co.Wok, o cliente personaliza sua refeição, monta o próprio box, à sua escolha. A começar pelas proteínas, entre elas, a sugestiva carne coreana, mas há também lombo suíno, carne, frango, camarão, shitake, frango spicy e a opção vegana.

Na sequência, a base, com as opções clássicas da cozinha asiática (macarrão e arroz), mas com suas variações: branco, de sushi, bifum, noodles e integral.

Há nove tipos de molhos diferentes. Os que já conhecemos, como shoyu, teriaky, agridoce, e outros “diferentes”, como o tonkatsu (shoyu, vinagre, sakê e mel), ginger (shoyu e gengibre), coreano (shoyu, saquê, coentro e pimenta) e thai (curry, chilli e coco). FIQUE ATENTO ? à indicação disponível no menu, dos molhos mais picantes! ?? ?

(Foto: Cesar Reynaux)

E os toppings, que são os acompanhamentos na linha de verduras, legumes, cogumelos, a exemplo dos mais clássicos do lado de cá (cenoura, acelga, brócolis, mix de pimentões, couve-flor) e outros como acelga coreana, broto de feijão, mais comuns do lado oriental.

Por fim, você confere o preparo da comida no wok, na hora. Tudo junto e misturado, rapidamente vai para dentro do box. OUTRA DICA ? se você come na medida, vá no smart box, o pequeno. Se sua fome é pra valer, aposte no big, o maior.

Tudo junto e misturado na wok (Foto: Cesar Reynaux)

O tamanho do box e a proteína é que determinam o valor a pagar pela refeição, que vai de R$ 17,90 a R$ 31,90.

Novidades

Já não basta um espaço de cozinha asiática no Recife Antigo ser uma novidade. Ainda vem mais coisa por aí: em breve, o Co.Wok contará com mais opções no cardápio, começará com a operação de delivery e virá com uma linha de refrigerantes com sabores inspirados no lado de lá do Greenwich. Maçã verde, gengibre, romã, banana estarão entre as opções.

Co.Wok
? Rua da Guia, 121 – Bairro do Recife
⏰ Domingo a domingo, das 11h às 21h
? (081) 3424-5829