O fechamento da pizzaria e choperia Barazzone já faz mais de um ano e três meses, mas suas pizzas e o chope são lembrados até hoje pelos frequentadores. A casa funcionou durante 26 anos em Piedade e foi referência nos dois produtos.

LEIA TAMBÉM

Vai dar em pizza? Aprenda a fazer uma massa fácil e rápida

As tradicionais massas italianas da pizzaria Nicola’s de Piedade

Delivery: 4 opções de pizza massa fina em Olinda. Tem opção vegana!

Essa era a proposta de seu nascimento. Era também o primeiro empreendimento da dupla Licínio Dias e Lula Sampaio, que hoje mantém vários estabelecimentos gastronômicos espalhados pelo Recife.

“Eu já era amigo de Licínio desde o colégio, e nos juntamos para abrir uma choparia. Depois conhecemos um italiano chamado Giovani Barazzone, que tinha um sonho de abrir uma choparia e uma pizzaria”, conta Lula.

“Eram poucos os lugares por aqui que tinha chope. Nós viajávamos, tomávamos vários chopes lá fora, e aqui não tinha isso”, acrescenta. Decididos a investir no chope e na pizza, Lula e Licínio foram a Ribeirão Preto em busca de informações e trouxeram uma chopeira especial e foram também a São Paulo ver como se trabalhava a pizza.

“A nossa chopeira tinha 240 metros de serpentina, o que deixava o chope gelado por muito mais tempo”, lembra Lula. “Trouxemos Seu Manuel para cuidar dela. Ele cuidava da chopeira como um vaqueiro cuida do cavalo, e ela funcionou do início ao fim da Barazzone”, completa.

“Tivemos um apoio de Antenor Silveira, que era especialista em pizzaria, e usamos um pouco da expertise da família Dias em gastronomia”, destaca. O pizzaiolo responsável foi conhecido através de um encontro casual.

“Eu sou agrônomo e estava trabalhando em Timbaúba, quando chega um rapaz de São Paulo para trabalhar lá no engenho. Quando eu soube que ele era pizzaiolo, levei logo pra Barazzone”, explica Lula Sampaio. “A pizza era dele. Foi Everaldo que trouxe a massa que ele trabalhava e colocou a borda de catupiri”, acrescenta.

Após 26 anos de história, a Barazzone fechou suas portas em maio de 2017 após uma queda no movimento. No entanto, a massa e o forno são reproduzidos atualmente em restaurantes de Lula e Licínio, como o Bar do Neno e Lula, no Parnamirim, o Porto Ferreiro, nas Graças, e o Alphaiate, em Boa Viagem.

Delivery

As entregas são feitas a partir do Bar do Neno e Lula, através do telefone (081) 3441-4141 e do ifood.

Serviço

Bar do Neno e Lula
☎ (081) 3441-4141
⏰ seg a qui, a partir das 17h; sex e sáb, a partir das 12h; e dom, a partir das 11h
Rua Padre Roma, 722, Parnamirim

Boteco Porto Ferreiro
☎ (081) 3423-0854
⏰ todos os dias, a partir das 11h
? Av. Rui Barbosa, 458, Graças

Cervejaria Alphaiate
☎ (081) 3465-7588
⏰ todos os dias, a partir das 12h
? Rua Artur Muniz, 82, Boa Viagem